> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Jovens em situação de risco são alvo de projeto social

quarta-feira, 14 de março de 2012

ITABUNA-BA: Jovens em situação de risco são alvo de projeto social

A aula inaugural e acolhimento dos 150 participantes do Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável – Protejo – foi realizada na terça-feira (13), na União dos Servidores Municipais de Itabuna – Usemi, com apresentação do grupo de percussão formado por jovens do Lar Fabiano de Cristo. No encontro, representantes do projeto e da Prefeitura saudaram os jovens que participarão durante 10 meses de atividades culturais, esportivas e educacionais.
O projeto é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Itabuna, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Ministério da Justiça, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e inclui a prestação de assistência por meio de programas de formação e inclusão social a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, expostos à violência doméstica ou urbana, ou que vivam nas ruas.
De acordo com uma das coordenadoras da ação, Luísa Padilha Leal, os jovens entre 15 e 24 anos participam de um curso de formação, o Percurso Social Formativo, num total de 800 horas-aula, com duração de 50 minutos cada, durante quatro turnos por semana, com intervalo às quartas-feiras para avaliação pedagógica. O projeto tem início na terça-feira (20), no bairro Zildolândia, Rua Izolda Guimarães, nº 109, e a entrega do material didático será nesta quinta-feira (15), no mesmo local.
O foco é a formação da cidadania, por meio de atividades que visem resgatar a autoestima, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e promover uma cultura de paz nas comunidades. “Precisamos ter um olhar especial para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade. A partir desse projeto, será um momento para eles desenvolverem suas habilidades, tornando-se multiplicadores na sociedade”, declarou o prefeito Capitão Azevedo.
A coordenadora pedagógica Luzia Souza expôs aos jovens as atividades que serão ministradas durante o programa, incluindo aulas de música, teatro, informática, língua portuguesa, matemática, educação física e administração. Em outro momento, os participantes terão acompanhamento psicossocial individualizado, com psicólogos e assistentes sociais, que também farão palestra sobre temáticas atuais, voltadas para cidadania, direitos humanos, sexualidade, drogas, ética, meio ambiente, higiene e autoestima.
A secretária de Assistência Social, Marina Silva, destacou a importância da iniciativa. “O governo demonstra a responsabilidade de oferecer aos jovens uma formação cidadã”, enfatizou.
Bolsa auxílio
A participação nas atividades propostas no Protejo dará ao jovem direito ao auxílio financeiro, no valor de R$ 100,00 mensais, durante dez meses, a ser repassado pelo Ministério da Justiça, desde que comprovada a frequência.  Texto e reportagem: Viviane Cabral – Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário