> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Mutirão contra a dengue visitou mais de 3 mil imóveis no Pedro Jerônimo

segunda-feira, 12 de março de 2012

ITABUNA-BA: Mutirão contra a dengue visitou mais de 3 mil imóveis no Pedro Jerônimo

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância a Saúde, promoveu no último sábado (10) o Mutirão de Combate a Dengue no bairro Pedro Jerônimo, com o envolvimento de servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna, voluntários da Igreja Quadrangular, Força Jovem e da própria comunidade. No local foram visitados 3 mil imóveis, onde o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 26,28 %, ou seja, a cada 100 casas 26 estão infectadas com o foco do mosquito.
Com o objetivo de mobilizar e alertar a comunidade, foram realizadas visitação domiciliar, distribuição de material informativo e orientação para eliminar possíveis criadores de focos do mosquito. A Dona do Lar Marilene Pereira Souza, residente naTravessa de Fátima revelou que evita o acúmulo de água nos vasos de planta e em outro recipiente, no entanto, “o vizinho precisa fazer a mesma coisa para evitar a dengue no nosso bairro”, alertou.
Na mesma localidade, na residência da Dona do Lar Maria Luzia Rosa, os voluntários do mutirão encontraram uma irregularidade na cobertura do tanque, que pode ter sido a causa para os sintomas da dengue do esposo de Maria, José Carlos Nascimento. Os residentes foram então, alertados quanto a necessidade de vedar com cimento, as aberturadas da telha que cobre o tanque para evitar a entrada do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Diretor do Departamento de Vigilância, Florentino Souza Filho, até o dia 8 de março, o Sistema Nacional de Informação registrou 640 notificações de casos suspeitos, mas a cada semana este número aumenta. No primeiro ciclo de 2011 foram registrados 59 notificações, no mesmo período, em 2012, esse número subiu para 593 notificações.
“Atribuo o aumento dos casos de dengue as condições de chuva, calor e chuva, que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Aliado a isso, não foi realizado o tratamento químico no último ciclo de 2011, referente aos meses de novembro e dezembro, devido a falta do larvicida. Mas, o municípios está fazendo a sua parte com o trabalho de prevenção e a população também tem que colaborar, evitando água parada em recipientes”, alertou Florentino.  
Trabalho contínuo
Paralelo às ações do mutirão, o município continua distribuindo em todos os tanques e reservatórios dos imóveis da cidade, o larvicida Diflubenzuron. Além disso, todas as residências que receberam notificações estão recebendo o tratamento diário com o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), com utilização costal.
Equipes do Departamento de Vigilância a Saúde, com o apoio de um técnico da 7ª Dires, estão distribuídos na cidade para o tratamento de todos os pontos estratégicos, como borracharias, oficinas de material reciclado e até mesmo no cemitério. Texto e reportagem: Viviane Cabral – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário