> TABOCAS NOTICIAS : Mantega diz a aliados que novas medidas saem na próxima semana

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mantega diz a aliados que novas medidas saem na próxima semana

Numa reunião com partidos da base aliada do governo nesta quarta-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, prometeu que o pacote de medidas para estimular a economia será anunciado na próxima semana, provavelmente, na terça-feira. Entre elas, a desoneração da folha de pagamento para setores da indústria e incentivos para ampliar os investimentos.

Após a reunião, o deputado Hugo Leal (PSC-RJ), vice-líder do governo na Câmara,  disse também que o ministro pediu apoio dos parlamentares para que a divisão dos royalties do petróleo seja votada apenas no segundo semestre, depois das eleições municipais.

Mantega afirmou à Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinne) que, além de desonerar a produção de até 35 produtos que atendem ao setor elétrico, também poderá sobretaxar a importação desses mesmos produtos, segundo Humberto Barbato, presidente da associação, que esteve com o ministro nesta manhã. O setor emprega 135 mil pessoas diretamente. Os eletrônicos, que não têm uso maciço de mão de obra, não serão contemplados, disse Barbato.

“Produtos com grande cadeia produtiva deverão ser contemplados com desonerações da folha de pagamento, com oneração do faturamento em 1%. Essas medidas são fundamentais para que possamos ganhar competitividade”, destacou Barbato.


Foi a primeira vez que o governo sinalizou a possibilidade de sobretaxas importados, além de apenas desonerar a indústria nacional como é praxe no Plano Brasil Maior, criado para aumentar a competitividade da indústria nacional. A sobretaxa seria feita por uma elevação da Cofins. No caso dos equipamentos elétricos - que servem a geração, distribuição e transmissão - esses produtos vêm principalmente de China e Índia.

Segundo José Martins, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), a desoneração da folha de pagamentos do setor poderá permitir uma retomada das exportações de ônibus pelo Brasil. Em 2008, o Brasil chegou a exportar 6,5 mil ônibus para países da América Latina, mas esse número caiu a 4 mil no ano passado. Ele conta que países como o Chile, que costumavam comprar do Brasil, já importam da China.

Os empresários disseram que, segundo o ministro, essas medidas deverão ser anunciadas em cerimônia com a presidenta Dilma Rousseff na próxima semana.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvati, também participou da reunião, mas saiu sem dar entrevista. Estiveram presentes a deputada Sandra Rosado (PSB-RN), líder do partido na Câmara, e o líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO). No encontro, os parlamentares também trataram das relações entre o governo e Congresso e pediram mais diálogo com o Executivo. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário