> TABOCAS NOTICIAS : Rede Walmart terá que indenizar cliente que consumiu lata de sardinha vencida há cinco anos

sábado, 31 de março de 2012

Rede Walmart terá que indenizar cliente que consumiu lata de sardinha vencida há cinco anos

A rede WMS Supermercados do Brasil Ltda (Walmart Brasil) deverá pagar R$ 7 mil de indenização por danos morais a um cliente que comprou lata de sardinha vencida há cinco anos. A decisão é da 6ª Câmara Cível do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul).
Consta nos autos que o cliente comprou o alimento no hipermercado Big — mantido pela rede Walmart — no dia 4 de setembro de 2009. Após ingerir uma pequena quantidade do alimento, identificou um sabor estranho e imediatamente impediu que sua esposa e filhos o consumissem.
O cliente verificou, então, que o produto adquirido havia sido fabricado em janeiro de 2000, com prazo de validade de quatro anos (janeiro de 2004).
Em primeira instância, a Comarca de Cachoeirinha (a 20 km de Porto Alegre) negou o seu pedido de indenização. O autor recorreu ao TJ-RS argumentando que, embora a intoxicação alimentar não tenha sido grave, causou-lhe sofrimento e abalo moral. Ressaltou também o perigo a que ficou exposta a sua saúde e a de sua família.
De acordo com o voto vencedor do desembargador Artur Ludwig, cabe ao supermercado ter controle do produto que expõe ao consumidor. No seu entender, ficou flagrante o ato ilícito da ré, expondo o cliente a riscos. O desembargador Luís Augusto Braga teve o mesmo entendimento, e formou a maioria.
Ficou vencido o voto do relator, desembargador Antônio Corrêa da Fontoura, que negou o pedido de indenização, justificando que não há como provar que houve ingestão do produto.
A WMS interpôs recurso de embargos de infringentes no TJ-RS, ainda não julgado pela Corte.
Número do processo: 70041416736. De http://ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário