> TABOCAS NOTICIAS : Tumor de 15 quilos é retirado de mulher grávida na Bolívia

sexta-feira, 23 de março de 2012

Tumor de 15 quilos é retirado de mulher grávida na Bolívia

Médicos bolivianos extraíram com sucesso um tumor de 15 quilos de uma jovem com 35 semanas de gestação. A mulher e sua recém-nascida filha estão bem de saúde, informou nesta quinta-feira o chefe da equipe médica, Ariel Tapia.
"Um tumor foi extraído, um cisto de 15 quilos com múltiplos cistos dentro. Era uma mulher com 35 semanas de gravidez, uma jovem mãe de 25 anos e em sua primeira gestação", explicou Tapia à AFP, que é vice-diretor do Hospital Público Juan XXIII, de La Paz e foi responsável pela operação.
Ele esclareceu que a operação foi realizada na semana passada e na terça-feira a "mãe teve alta, tanto ela como sua pequena filha", que nasceu "pesando quase três quilos".
"A mulher teve que carregar em torno de 18 quilos", acrescentou.
A operação foi realizada por três equipes, relatou Tapia. "Uma foi a de ginecologistas, outra de neonatologistas e outra que, sob minha direção, fez a cirurgia e se encarregou de retirar o tumor".
"Não tenho conhecimento de uma operação realizada na Bolívia que tenha tirado um tumor desse tamanho", declarou o médico.
Ele disse ainda que a mulher chegou ao hospital Juan XXIII de La Paz com um complexo quadro emocional, pois outros médicos afirmaram que ela deveria abortar, pois sua vida corria perigo.
"É provável que a mulher tenha começado a desenvolver o tumor aos 10 anos e, apesar de muito grande, não tinha causado muitos problemas, a não ser contrações em muitas partes da região abdominal", concluiu. Da AFP Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário