> TABOCAS NOTICIAS : Voo duplo vira comércio ilegal no Rio

terça-feira, 27 de março de 2012

Voo duplo vira comércio ilegal no Rio

Apesar de proibida, de acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e o Ministério Público Federal no Rio, a prática de venda de voos duplos em asas delta e parapentes é feita sem fiscalização e punição no Rio.
Os dois são considerados veículos aéreos experimentais. Por isso, os voos não podem ser comercializados.
Mas para burlar a lei, turistas são cadastrados como alunos antes de saltar, caracterizando o voo como instrução --esta, sim, autorizada.
No domingo (25), a nutricionista Priscila Boliveira, 24, irmã do ator Fabrício Boliveira, morreu ao cair de um parapente a 30 metros do solo, durante um voo duplo.
O instrutor que a acompanhava, Alan Figueiredo, foi indiciado sob suspeita de homicídio culposo (sem intenção) por negligência, segundo o delegado Fábio Barucke.
A trava de segurança que a prendia ao parapente teria aberto, fazendo com que Priscila escorregasse. Em depoimento, o instrutor disse que ainda tentou segurá-la.
A Anac diz não ser responsável por fiscalizar a prática, já que os voos duplos são considerados voos experimentais e esportivos, segundo o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica.
Na internet, a página do guia oficial da cidade, produzido pela Riotur, classifica o programa como "excelente pedida". Mas ressalva as restrições da comercialização de voos duplos. De http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário