> TABOCAS NOTICIAS : 13 de Abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro

sexta-feira, 13 de abril de 2012

13 de Abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro

No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva, recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”. Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando independência. O hino nacional é um instrumento de homenagem à Nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.
O hino nacional brasileiro já teve duas versões. A primeira foi executada em 1831, quando da abdicação de Dom Pedro I. A outra é do tempo de Dom Pedro II. Com a República, o novo Governo decidiu eliminar as lembranças do Império. Um concurso, portanto, escolheu o novo hino, que o povo não gostou. Para agradar, a música foi mantida e um novo concurso elegeu outra letra. Ganhou a escrita por Osório Duque Estrada em 1909, que é a versão que cantamos até hoje.
Um dos registros mais antigos do hino nacional foi escrito a mão pelo próprio autor, Osório Duque Estrada. O documento está guardado nos arquivos da Academia Brasileira de Letras e é datado de 1922. São duas folhas simples de papel almaço.
A Lei número 5.700 de 1971 reconhece o hino como um dos símbolos nacionais, ao lado da Bandeira, das Armas e do Selo. Sua execução é obrigatória em continência à Bandeira, ao Presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal. Fonte: Portal da Memória / G1 / Site Velhos Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário