> TABOCAS NOTICIAS : 17 DE ABRIL

terça-feira, 17 de abril de 2012

17 DE ABRIL

17 de Abril – Dia Mundial da Hemofilia – World Hemophilia Day

O dia 17 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Mundial da Hemofilia por celebrar o nascimento do fundador da Federação Mundial de Hemofilia – Frank Schnabel.
Nascido em 1926, portador de hemofilia A grave, Frank Schnabel lutou incansavelmente em prol da melhoria da qualidade de vida dos hemofílicos. Seu legado de dedicação e amor ao próximo, além do incentivo e estímulo ao desenvolvimento científico, transcendeu as fronteiras do Canadá e atingiu o mundo.
Atualmente, a Federação Mundial de Hemofilia, conta com cerca de 90 países que, com a troca de informações, são beneficiadas pelo acesso facilitado aos avanços das técnicas e procedimentos no tratamento da Hemofilia.
Para os hemofílicos do mundo, a legitimidade desta data, está em reforçar a importância de trazer a público as questões relacionadas à Hemofilia, chamando a atenção das autoridades responsáveis e da sociedade civil como um todo para a nossa causa.
Hemofilia é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino. Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%. Neste caso, às vezes, a enfermidade passa despercebida até a idade adulta.
O gene que causa a hemofilia é transmitido pelo par de cromossomos sexuais XX. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. O filho do sexo masculino é que pode manifestar a enfermidade.
World Hemophilia Day is observed every April 17 to promote a global effort to secure appropriate care and treatment for a disease that is the oldest known inherited bleeding disorder caused by a defect in the genes. Fonte: AHRJ / Drauzio Varella / WFH / MD

17 de Abril – Dia Nacional da Botânica

O dia é dedicado ao botânico alemão Karl Friedrich Philipp von Martius, consagrado o “Pai das Palmeiras” no Brasil. Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I.
Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira. Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica. Phillipp von Martius morreu em 1868.
O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta-símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Fonte: Livro A Origem de Datas e Festas de Marcelo Duarte / Wikipédia

17 de Abril – Dia Internacional das Lutas Camponesas – International Day of Peasant’s Struggle

Em 17 de abril de 1996 polícia e militares do exército brasileiro abriram fogo contra famílias inteiras de camponeses sem terra que ocupavam uma parcela não cultivada de uma grande propriedade fundiária, vulgo latifúndio. O massacre de Carajás, no estado do Pará, Brasil, fez 19 mortos e um número indeterminado de órfãos e feridos.
Chocados com este acontecimento, a Via Campesina, organização internacional que luta pela defesa dos interesses dos camponeses e da agricultura não-industrial reuniram-se nesse mesmo dia no México em Assembleia Geral e decidiram fazer do dia 17 de abril uma jornada anual de informação sobre as lutas camponesas.
In 1996, the International Peasant’s Movement, La Via Campesina, declared April 17th the International Day of Peasant’s Struggle. They chose this date to remember the 19 landless peasants of the Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – the Landless Workers Movement, who Brazilian police killed as they tried to access land. Fonte: Pimenta Negra / Via Campesina

Nenhum comentário:

Postar um comentário