> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE ABRIL

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 DE ABRIL

25 de Abril – Dia do Contabilista

O Dia do Contabilista foi instituído sob a inspiração do Senador João Lyra, em 25 de abril de 1926.
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar contabilidade. Pode ser de uma empresa, de uma instituição, até mesmo de uma grande família. Contratado ou trabalhando por conta própria, o que importa é que o contabilista administra a situação financeira de quem contrata seus serviços.
Numa empresa, ele pode ser responsável pela gestão orçamental, fazer auditorias financeiras, registrar as principais contas, planejar investimentos, controlar gastos, orientar pagamentos, fazer balanços. Vivem imersos em números e documentos. Por isto, precisam conhecer a legislação fiscal, comercial e do trabalho dentro de seu país, os princípios de funcionamento e o patrimônio da empresa onde trabalham. Também precisam de conhecimentos teóricos e práticos sobre estatística, matemática e de alguns ramos da administração, de recursos humanos e do direito. E, cada vez mais, o uso da informática e de novas tecnologias é um diferencial no perfil profissional do contabilista.
Os contabilistas também podem ser chamados para ajudar no cumprimento dos deveres fiscais de seu cliente. Na época de declarar o Imposto de Renda, por exemplo, estes profissionais com certeza veem sua carga de trabalho aumentar. Outra atribuição que o contabilista pode exercer é a de revisor de contas. Funcionam como auditores externos, verificando se as contas da empresa em que trabalham estão em ordem.
O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.
Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife. Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. Fonte: Portal de Contabilidade / IBGE / CRCSP

25 de Abril – Dia do Despachante Aduaneiro

No dia 25 de abril é comemorado o Dia do Despachante Aduaneiro, data definida pela Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros – Feaduaneiros, como sendo aquela em que se deve lembrar dos profissionais que militam há século e meio nos Portos Organizados e nas Fronteiras Alfandegadas e há meio século nos Aeroportos Internacionais.
O Despachante Aduaneiro e seus ajudantes podem praticar em nome dos seus representados os atos relacionados com o despacho aduaneiro de bens ou de mercadorias, inclusive bagagem de viajante, transportados por qualquer via, na importação ou na exportação.
A principal função do despachante aduaneiro é a formulação da declaração aduaneira de importação ou de exportação, que nada mais é que a proposição da destinação a ser dada aos bens submetidos ao controle aduaneiro, indicando o regime aduaneiro a aplicar às mercadorias e comunicando os elementos exigidos pela Aduana para aplicação desse regime.
A verificação da mercadoria, para sua identificação ou quantificação, quando necessária, exceto em casos excepcionais, é realizada na presença do importador ou de seu representante, nesse caso, o despachante aduaneiro, podendo este recebê-la após o seu desembaraço.
Para que o despachante aduaneiro possa atuar como representante de uma empresa para a prática dos atos relacionados com o despacho aduaneiro, ele deve, primeiramente, ser credenciado no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex) pelo responsável legal pela pessoa jurídica, o qual também já deverá ter providenciado sua habilitação para utilizar o Siscomex.
No caso de pessoa física, o credenciamento de seu representante pode ser feito pelo próprio interessado, se ele for habilitado a utilizar o Siscomex, ou mediante solicitação para a unidade da SRF de despacho aduaneiro, como, por exemplo, nos casos de bagagem desacompanhada. Fonte: Sindasp / Feaduaneiros / Wikipédia

25 de Abril – Dia Mundial da Malária – World Malaria Day

25 de abril é um dia de comemoração unificada do esforço global para fornecer um controle eficaz da malária em todo o mundo.
Ele infecta mais de 500 milhões de pessoas por ano e mata mais de 1 milhão, particularmente aqueles que vivem em países em desenvolvimento. O fardo da malária é mais pesado na África sub-saariana, mas a doença também atinge Ásia, América Latina, Oriente Médio e até mesmo partes da Europa.
O Dia Mundial da Malária é uma oportunidade para que os países das regiões afetadas aprendam com as experiências e apoiem uns aos outros; que os novos doadores possam participar de uma parceria global contra a malária; que instituições acadêmicas possam apresentar seus avanços científicos tanto para especialistas como ao público em geral; e para os parceiros internacionais, empresas e fundações para mostrar que os seus esforços tem resultado em avanços importantes para o controle da malaria no mundo.
25 April is a day of unified commemoration of the global effort to provide effective control of malaria around the world.
Approximately half of the world’s population is at risk of malaria, particularly those living in lower-income countries. It infects more than 500 million people per year and kills more than 1 million. The burden of malaria is heaviest in sub-Saharan Africa but the disease also afflicts Asia, Latin America, the Middle East and even parts of Europe. Fonte: WHO / Organização Pan-Americana da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário