> TABOCAS NOTICIAS : 28 DE ABRIL

sábado, 28 de abril de 2012

28 DE ABRIL

Muitas vezes criticadas, mal amadas, ridicularizadas, xingadas - às vezes fazem assim com elas - as sogras.
Esquecem que essas mulheres são seres humanos e também são dotadas de sentimentos.
Antes de serem sogras são mães, e o amor de mãe sempre prevalece. A maioria das sogras age como verdadeiras mães que ganham mais um(a) filho(a). São excelentes avós e grandes amigas. Só precisam ser conquistadas e amadas. Procure entendê-la ao invés de odiá-la. Ame-a.
Só assim você vai perceber que tem uma pessoa maravilhosa ao seu lado.
Não nos adiantará entender de teoria, se os conhecimentos e boas intenções não se cristalizarem em propósitos claros e firmes. O bem deve ser praticado já. Em que consiste então, do ponto de vista prático, o amor da nora pelos sogros? Vejamos algumas regras de ouro que, de certa forma, o resumem:
- Aceitar a ajuda dos sogros, pedir-lhes que "dêem uma mão" cuidando dos filhos, nas compras, na escolha de um bom lugar para passar os fins de semana, etc... Ou seja, deixar-se ajudar por eles. Os sogros, avós ou não, sentem-se muito honrados das noras e genros precisarem deles... até onde for razoável precisar.
- Acompanhá-los, fazer-lhes companhia. Quando a nora está com os sogros, eles devem sentir a sua companhia. O essencial não é o tempo, é demonstrar-lhes que se tem afeto por eles. Fazer companhia é uma bela maneira de conviver e de alegrar a solidão dos pais e dos sogros. Não esqueçamos que a palavra companhia (do latim cum e panis) significa compartilhar o pão. Haverá algo mais íntimo e expressivo para manifestar a afeição que nos une àqueles que necessitam de nós?
Um jovem casal deve estar empenhado em construir o seu próprio lar, ou seja, em buscar quanto antes a autonomia. Aceitar a ajuda dos sogros, acabamos de vê-lo, é uma forma de caridade, mas nada tem que ver com depender deles por tempo indeterminado, sobretudo em matéria econômica. Um casal jovem tem de buscar a sua autonomia em todos os âmbitos, o quanto antes.
Às candidatas a noras ideais, este é um ponto muito importante: Amar é o contrário de ser um fardo! Feliz Dia das Sogras!! De http://www.portalescolar.net/2011/02/28-de-abril-dia-da-sogra.html

28 de abril é o Dia da Educação
O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.
Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras. Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.
A crescente escolarização vem impulsionando a elevação do nível de instrução da população. Entre 1993 e 2003, o analfabetismo declinou em quase 30% no Brasil. Esse declínio foi mais intenso nas regiões Sul (34,7%), Centro-Oeste (32,1%) e Sudeste (31,3%), principalmente nos estados do Paraná e Santa Catarina (com reduções de 37,6% e 36,7%, respectivamente), o Distrito Federal (-45,7%) e o Rio de Janeiro (-41%). O Nordeste apresentou um declínio de 27%.
São considerados analfabetos todos aqueles que possuem mais de 15 anos de idade e não sabem ler nem escrever. A diminuição das taxas de analfabetismo no Brasil deve-se ao maior acesso da população carente ao ensino fundamental e aos programas de alfabetização de adultos, como, por exemplo, o Alfabetização Solidária, onde o governo federal atua em parceria com universidades, empresas privadas, prefeituras e comunidades, e o Movimento de Educação de Base, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/03/28-de-abril-dia-da-educacao.html

28 de Abril – Dia Nacional da Caatinga

Por iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, um decreto assinado pelo presidente Lula instituiu em 2003, o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. A data foi escolhida em homenagem ao primeiro ecólogo do Nordeste brasileiro, o professor João Vasconcelos Sobrinho.
Exclusivamente brasileira, a Caatinga ocupa uma área de 895 mil quilômetros quadrados e é um dos biomas mais ameaçados do globo pela exploração predatória. As principais causas da degradação ambiental na região são a caça, as queimadas e o desmatamento para retirada de lenha. Rico em espécies exclusivas e podendo ser considerado um dos conjuntos de formações vegetais mais especializadas do território brasileiro, o bioma Caatinga engloba de forma contínua parte dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
Com fisionomia de deserto e índices pluviométricos muito baixos (entre 500 e 700 mm anuais), a caatinga abriga cerca de 20 milhões de brasileiros em seus 750 mil km². Lugares em que vivem também a ararinha-azul, ameaçada de extinção, e outros animais bastante conhecidos na cultura brasileira, como o sapo-cururu, a asa-branca, cotia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-do-nordeste. Fonte: Rota Brasil Oeste / Governo do Estado do Piauí / NEAD

28 de Abril – Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho – International Workers’ Memorial Day

A Organização Internacional do Trabalho – OIT, no ano de 2003, adotou o dia 28 de abril como o dia oficial da segurança e saúde nos ambientes laborais. O movimento teve início no Canadá e difundiu-se internacionalmente por intermédio de sindicados, federações e confederações.
Segundo estimativas da OIT, anualmente ocorrem cerca de 270 milhões de acidentes do trabalho e aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Ainda, mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, o que equivale a 3 trabalhadores mortos por minuto. Tudo isso representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto mundial.
No Brasil os dados também são alarmantes. Segundo a DATAPREV, em 2004 ocorreram 7.405 amputações de mãos entre os cerca de 23 milhões de segurados do Seguro de Acidentes do Trabalho. Segundo dados da Previdência Social, anualmente são gastos R$ 32,8 bilhões com benefícios por incapacidade temporária ou permanente, considerando-se que parte majoritária da assistência é prestada pelo Sistema Único de Saúde – SUS, que os benefícios por incapacidade temporária ou permanente são arcados pelo Ministério da Previdência Social e que parcela dos trabalhadores passa a ser beneficiária da Assistência Social.
International Workers’ Memorial Day originated in Canada. 28 April was chosen for International Workers Memorial Day as it is the anniversary of the Occupational Health and Safety Act in the USA and also commemorates the day that 28 people were killed in a construction incident in Connecticut. Since 1989 trade unions in the USA, UK, Asia, Europe and Africa have organised events on and around 28 April. IWMD was adopted by the Scottish TUC in 1993, followed by the TUC in 1999. Fonte: HSE / PRT-11

Nenhum comentário:

Postar um comentário