> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Desvantajoso, etanol continua esquecido nos postos

quinta-feira, 12 de abril de 2012

BRASIL: Desvantajoso, etanol continua esquecido nos postos

Desde o pico da crise do etanol que teve início em setembro de 2010 para o consumidor brasileiro, o país reduziu drasticamente o consumo do combustível da cana-de-açúcar. Sem opção, nas bombas o motorista opta pela gasolina como o combustível que abastece a frota de veículos flex.

Na última safra (2011/2012) o consumo de etanol no Brasil foi de 10 bilhões de litros, queda de 33% em relação ao período anterior. Desde setembro de 2010 não vale a pena abastecer com álcool. O país que pretendia exportar o combustível renovável se tornou importador do etanol de milho, fabricado nos Estados Unidos.

Levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostra que no Recife a diferença entre o preço do álcool dividido pelo preço da gasolina é de 74,4%. A equação rápida que indica ao motorista quando migrar para o etanol deve mostrar resultado igual ou inferior a 70%, limite máximo para que o combustível da cana seja competitivo. Na semana passada, o litro do etanol custava em média R$ 2,071, enquanto o de gasolina saía a R$ 2,782 em cerca de 80 postos do Recife.

Com a previsão de crescimento da safra brasileira de cana de açúcar este ano, a expectativa é que no mês que vem algum refresco chegue ao bolso do consumidor. “É possível que em Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás o etanol ganhe competitividade”, aponta Paulo Miranda presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro).  Com informações do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário