> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: MT é o 2° Melhor Estado para se Investir

terça-feira, 24 de abril de 2012

BRASIL: MT é o 2° Melhor Estado para se Investir

 A economia mato-grossense baseada em agroindústria e serviços foi destaque na mídia nacional nesta semana. Com o título "Mato Grosso vale uma nota", a revista IstoÉ destacou o fato do Estado ter sido reconhecido pela agência internacional de risco Moody's como a segunda unidade da federação, depois de São Paulo, com melhores condições para se investir.

     A  reportagem reforça a ideia de que o Estado é um dos principais celeiros do país e pode vir a colaborar com os argumentos dos políticos que desejam rediscutir a repartição do bolo tributário, sob alegação de que o Estado contribuí muito com a economia do país, mas recebe pouco. "Com o índice Baa3, a Moody’s sinaliza para o mercado que Mato Grosso tem uma dívida baixa e em queda, com pequena dependência do governo federal", diz trecho da reportagem.

     Conforme a IstoÉ Dinheiro a agência também "reconhece a capacidade do Palácio Paiaguás em honrar seus compromissos financeiros, num patamar superior aos demais governos estaduais".  Na revista, o governador Silval Barbosa (PMDB) aparece feliz posando para foto em frente a canteiro de obras da Arena Pantanal, onde serão realizados alguns jogos da Copa de 2014. O peemedebista comemorou a notícia prevendo que agora "O mundo dos negócios vai nos olhar de forma diferente".

     Silval disse à publicação que acredita que a novidade também poderá facilitar a liberação de empréstimos para obras de mobilidade urbana, principalmente o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que estão emperrados e sendo discutidos na Justiça. A Secretaria Nacional do Tesouro "barra" R$ 1,1 bilhão, sob argumento de que o Estado tem dívidas pendentes com a União e não tem capacidade de endividamento. Da RD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário