> TABOCAS NOTICIAS : CAMPEONATO BAIANO DA 2ª DIVISÃO: A bola rola neste sábado 28/04

sexta-feira, 27 de abril de 2012

CAMPEONATO BAIANO DA 2ª DIVISÃO: A bola rola neste sábado 28/04

A competição, que vale duas vagas na elite do futebol do Estado em 2013, será iniciada neste sábado (28).
Com grandes campeões na disputa, a edição deste ano promete jogos emocionantes, recordes de público e muita adrenalina nos corações dos torcedores. Nos dirigentes, a expectativa não é diferente.
Cinco vezes campeão baiano e o primeiro clube a levantar a taça por três anos consecutivos (1941, 1942 e 1943), o Galícia, que bateu na porta nos últimos anos, quer finalmente voltar a dar alegrias a seus fanáticos torcedores na capital baiana. O granadeiro acertou a contratação do Técnico Sérgio Araújo, com passagens por Vitória, Juazeiro e Vitória da Conquista, e reforçou o elenco com jogadores como Cicinho, um dos artilheiros da Juazeirense no Baianão da 1ª divisão, e o zagueiro Jalnir, que também atuou pelo canção de fogo.

O maior rival do azulino, o Ypiranga, dez vezes campeão baiano, investiu na estruturação do clube fora de campo. O presidente Emerson Ferreti fechou contrato com a Lotto, nova fornecedora de uniformes e materiais esportivos, e diversas outras empresas que apoiam o clube. Para fazer sucesso também dentro das quatro linhas, o mandatário trouxe o técnico José Carlos Amaral e atletas como Thiago Dias, ex-Vitória; Victor Fernandes, ex-Colo Colo e Itabuna; Júnior, ex-Bahia e Camaçari, e Gil, ex-Atlético de Alagoinhas e Serrano.
Para o diretor de futebol do Mais Querido, Thiago Leite, o esforço da diretoria será recompensado com os resultados. “Estamos fazendo esse trabalho fora de campo, pois um clube estruturado faz o sucesso em campo. Estamos mesclando experiência com juventude, trazendo jogadores que disputaram a 1ª divisão”, destacou.
Campeão baiano de 2006, quando derrotou o Vitória em pleno Barradão, o Colo Colo de Ilhéus reformulou toda a equipe e apenas cinco jogadores ficaram como remanescentes de 2011. Segundo o presidente Walter Teles, o objetivo do clube é voltar ao topo do futebol baiano e para isso trouxe 17 jogadores. Dentre eles, estão o atacante Robert, ex-Atlético de Alagoinhas e Vitória; Marcos Neves, ex- Atlético de Alagoinhas; Mexerica, ex-Náutico, e William Baiano, ex-Juazeirense.
O Botafogo, tradicional clube de Salvador, com sete títulos estaduais, quer voltar a brigar pelo título depois de décadas. Para isso, o presidente Adalberto Lopes contratou dez jogadores, como Rodrigo, ex-Fluminense; César, ex-Camaçari, e Totinga, ex-Camaçari e Itabuna.

O Jacuipense, campeão baiano da segundona em 1989, formou um dos elencos mais ousado da competição. Com a parceria com a Antonius´s Assessoria, HWT e prefeitura de Riachão do Jacuípe, o atual presidente Felipe Carneiro formou a comissão técnica com o ex-lateral da Seleção Brasileira, Corinthians e Vitória, Rodrigo (técnico) e o ex-atacante Uéslei, com passagens marcantes pela dupla BaVi, como auxiliar. No elenco, jogadores conhecidos como o volante Fausto ex- Bahia e Atlético de Alagoinhas; Paulo Matos, ex-São Paulo, e o atacante Wilson Júnior, ex-Portuguesa e Bahia.
Já o Ipitanga, do presidente Renato Braz, chega mais comedido para a competição. O dirigente revelou que não montou o time que desejava, mas buscará jogadores revelados no Intermunicipal e lutará, na medida do possível, por uma das vagas. “Não estamos com o time fortalecido como queríamos para subir. Mas, vamos lutar por uma das vagas”.

Empolgados com as campanhas no Torneio Seletivo, Cruzeiro de Cruz das Almas e Astro se juntam ao Jequié como os candidatos a surpreenderem os favoritos à conquista do título.
Para abrilhantar a competição e contribuir para a estruturação das equipes, a Federação Baiana de Futebol (FBF) regionalizou os grupos visando à diminuição das despesas dos clubes com deslocamentos e viagens. Além disso, a entidade assinou contrato com a empresa NER Produções Artísticas, que ficará encarregada de fazer a captação de recursos e patrocínios para o campeonato e seus participantes.
Confira os treinadores e principais reforços de cada clube:

Galícia Esporte Clube
Mando de campo: Estádio Junqueira Ayres (São Francisco do Conde)
Treinador: Sérgio Araújo
Principais reforços: Cicinho e Jalnir (ex-Juazeirense)

Esporte Clube Ypiranga
Mando de campo: Estádio de Pituaçu (Salvador)
Treinador: José Carlos Amaral
Principais reforços: Thiago Dias (ex-Vitória), Júnior (ex-Camaçari), Gil (ex-Serrano)

Colo Colo de Futebol e Regatas
Mando de campo: Estádio Mário Pessoa (Ilhéus)
Treinador: Paulo Sales
Principais reforços: Robert (ex-Vitória e Atlético), Marcos Neves (ex-Atlético), William (ex-Juazeirense) e Mexerica (ex-Náutico)

Botafogo Sport Club
Mando de campo: Estádio Luis Eduardo Magalhães (Terra Nova)
Treinador: Sérgio Veloso (Dentinho)
Principais reforços: Rodrigo (ex-Fluminense) e Totinga (ex-Camaçari e Itabuna)

Esporte Clube Jacuipense
Mando de campo: Estádio Eliel Martins (Riachão do Jacuípe)
Treinador: Rodrigo
Principais reforços: Fausto (ex-Bahia e Atlético), Wilson Júnior (ex-Bahia e Portuguesa) e Paulo Matos (ex-São Paulo)

Esporte Clube Ipitanga Bahia
Mando de campo: Estádio Luis Eduardo Magalhães (Terra Nova)
Treinador: Alcir Silva
Principais reforços: Danilo, Rafael e Ricardo

Associação Desportiva Comunitária Astro
Mando de campo: Estádio Mariano Santana (Serrinha)
Treinador: Zé Gambiarra
Principais reforços: Rilzomar, Odair e José Hamilton

Cruzeiro Futebol Clube de Cruz das Almas
Mando de campo: Estádio Junqueira Ayres (São Francisco do Conde)
Treinador: Sérgio Oliveira
Principais reforços: Gideon, Tuché e Eder

Associação Desportiva Jequié
Mando de campo: Estádio Waldomiro Borges (Jequié)
Treinador: Nelson Mourão
Principais reforços: Ezaul (Juazeiro), Paulinho (Serrano), Renan Carioca (América-RJ)

* O Guanambi foi excluído da competição pela não inscrição de atletas para a 1ª rodada

Do Portal Futebol Bahiano, com informações da FBF

Nenhum comentário:

Postar um comentário