> TABOCAS NOTICIAS : Chávez pode continuar tratamento contra o câncer em São Paulo

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Chávez pode continuar tratamento contra o câncer em São Paulo

Após um choque sofrido na última rodada de radioterapia em Cuba, terminada nesta quarta-feira, Hugo Chávez deve retomar o tratamento contra o câncer no Brasil, informou o jornalista Merval Pereira em seu blog no GLOBO. O presidente venezuelano deve voltar atrás e aceitar ser internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Procurado, o hospital não confirmou a informação.
Chávez foi operado em razão do câncer em junho de 2011, mas poucos dados oficiais são divulgados sobre o assunto. A possibilidade de garantir maior sigilo sobre o tratamento teria sido, inclusive, uma das razões para que o venezuelano escolhesse se tratar em Cuba, onde passou a maior parte dos últimos dois meses, aproximadamente, e se submeteu a duas cirurgias, além de sessões de radio e quimioterapia.
Nesta semana, surgiram rumores de piora em seu quadro de saúde e, na quarta-feira, ele anunciou que programava uma viagem ao Brasil “em breve” — mas sem fazer nenhuma referência a internação no país. Segundo o comunicado do governo venezuelano, Chávez conversou por telefone com ex-presidente Lula na terça-feira — quando o venezuelano ainda estava em Cuba —, a quem disse que seu tratamento ia “muito bem”.
A presidente Dilma Roussef — também vítima da doença — já haviam feito um convite para que o venezuelano se tratasse no Brasil, mas ele recusou. Ele se negou a aceitar as normas de transparência do Hospital Sírio Libanês, que também não concordou com algumas exigências como realizar revistas a todos os visitantes ou fechar um andar inteiro do hospital, segundo o jornalista Merval Pereira.
Rumores de piora na saúde de Chávez surgiram no início da semana, quando o médico venezuelano José Marquina informou, via Twitter, que Chávez havia sido internado em um hospital em Havana com uma forte dor intestinal. Em decorrência disso, o presidente não teria recebido a sessão de radioterapia programada para terça-feira. Os rumores ganharam força com o silêncio do presidente, cuja conta no Twitter ficou sem novas publicações por dois dias. Chávez retornou à Venezuela na quarta-feira e restabeleceu as comunicações.
Segundo o jornalista Merval Pereira, “ele teve um choque com o tratamento de radioterapia a que está se submetendo em Cuba, e há especulações de que sofreu problemas intestinais que poderiam ser originários da metástase”. A demora em aceitar o convite pode significar que seja tarde demais para o início de um novo tratamento no Brasil, diz Merval.
Nesta quarta-feira, o jornalista venezuelano Nelson Bocaranda divulgou em seu site que Chávez sofreu em Cuba uma “descompensação violenta” logo após a aplicação da primeira dose de quimioterapia em seu segundo tratamento com esses medicamentos — o primeiro havia sido no ano passado. Bocaranda afirma ainda que teriam surgido desentendimentos entre médicos brasileiros, venezuelanos e cubanos que cuidam do presidente.
O jornal argentino “La Nación” divulgou hoje versões de médicos venezuelanos ouvidos sob condição de anonimato que afirmam ser “delicada” a situação de Chávez. Segundo a publicação, o presidente venezuelano padece de um “sarcoma de psoas” — um tipo agressivo de câncer. O psoas é um músculo que se liga ao fêmur. Em maio, pouco antes da viagem surpresa para se operar do câncer em Cuba, o paciente apareceu de muletas. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário