> TABOCAS NOTICIAS : Dr. Photoshop: O melhor dermatologista do mundo

terça-feira, 17 de abril de 2012

Dr. Photoshop: O melhor dermatologista do mundo

O melhor dermatologista do mundo se chama Photoshop. Ele trabalha muito. Abra qualquer revista de moda e celebridades para comprovar: o dedo mágico do Dr. Photoshop estará lá. Mas o uso desse recurso ficou exagerado. Há alguns anos, a atriz Kate Winslet reclamou que seu emagrecimento digital na capa da revista GQ britânica foi excessivo. O Dr. Photoshop exagerou na lipo. E os retoques na pele? Nos acostumamos a ver nas revistas mulheres irreais, com uma pele de bebê impossível para qualquer adulto.
Por isso causou sensação uma foto da atriz Cate Blanchett na capa de março/abril do Intelligent Life, suplemento cultural da revista The Economist. A foto não passou por nenhum retoque.  Cate está com maquiagem leve e são visíveis suas rugas de expressão, bolsas sob os olhos e penugem no rosto. A revista, junto com a atriz, se manifestou nessa foto contra o uso excessivo do Photoshop. Como escreveu o editor: “A foto tenta refletir a vida real. É um sinal curioso dos tempos o fato de que a busca pelo real tenha se tornado uma bandeira”.
Qual versão de Cate Blanchett você prefere? A que existe ou a que não existe?
O abusivo uso de retoques em imagens digitais fez a França tornar obrigatória a legenda ‘Fotografia Retocada’ nos anúncios publicitários que veiculam no país. Quem não obedecer, arrisca pagar multa no valor de 37.500 euros. Segundo Valérie Boyer, parlamentar autora do projeto: “Essas fotografias podem induzir as pessoas a crer em uma realidade que não existe. É uma forma de indecência tentar persuadir que só uma categoria de humanos pode chegar a perfeição, sem dentes amarelados e mãos ásperas.” FONTE: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário