> TABOCAS NOTICIAS : Espanhol é barrado em aeroporto de Brasília

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Espanhol é barrado em aeroporto de Brasília

Um médico espanhol foi repatriado nesta terça-feira após tentar ingressar no Brasil pelo Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. Segundo a Polícia Federal, ele viria à capital federal para participar de um curso em sua área, mas não atendia alguns requisitos para a entrada no país. O espanhol embarcou em um voo da companhia portuguesa TAP, em Madri, e aterrissou em Brasília por volta das 6h da manhã de ontem. No início da tarde, o médico foi enviado de volta à Espanha, também em um voo da TAP.

A repatriação foi o primeiro episódio derivado do endurecimento das regras de ingresso no Brasil para turistas espanhóis. Desde o início deste mês, o governo brasileiro passou a adotar a reciprocidade de critérios para a entrada no país, uma decisão que, segundo o Ministério das Relações Exteriores, é baseada no chamado “princípio diplomático da reciprocidade”.

Por meio da assessoria de imprensa, o Itamaraty afirmou que já era esperado que, em algum momento, uma repatriação viesse a ocorrer devido às novas regras que passaram a valer. Desde a última segunda-feira, passaram a ser exigidos dos espanhóis que vêm ao Brasil passaporte válido por no mínimo seis meses, passagem de volta com data marcada e comprovantes de hospedagem, além de no mínimo R$ 170 por dia para gastos no Brasil.


A medida vinha sendo discutida devido ao alto número de turistas brasileiros barrados em aeroportos da Espanha. Em 2010, mais de 1,5 mil brasileiros foram impedidos de entrar no país ibérico sob a alegação de que os documentos que portavam eram insuficientes para comprovar que a estadia seria legal. No ano passado, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, admitiu que as discussões com o governo espanhol, que já duravam quatro anos, não avançavam, pois a média de brasileiros barrados ainda era alta — cerca de 140 pessoas por mês. A avaliação do governo brasileiro é de que o Brasil não recebe o mesmo tratamento que países da América Latina pelo governo espanhol.

Na segunda-feira, primeiro dia em que passaram a valer as regras, o embaixador da Espanha no Brasil, Manuel de la Cámara, afirmou que o governo de seu país quer negociar com as autoridades brasileiras um acordo para facilitar o acesso de jovens profissionais de seu país ao mercado de trabalho no Brasil. A diretora do Departamento de Comunidades Brasileiras do Ministério das Relações Exteriores, Luiza Lopes da Silva, afirmou que o Brasil estaria “aberto a voltar à estaca zero, como era antes”, referindo-se ao período em que era exigido apenas o passaporte do espanhol para entrar no Brasil. Júnia Gama e Edson Luiz, do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário