> TABOCAS NOTICIAS : Governo encerra primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida com menos da metade das casas entregues

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Governo encerra primeira etapa do Minha Casa, Minha Vida com menos da metade das casas entregues

Do UOL, em São Paulo
O MCMV (Minha Casa, Minha Vida), principal programa do governo para reduzir o deficit habitacional do país, entregou até agora 40% das unidades habitacionais contratadas. No total, foram destinados R$ 92 bilhões para a construção de 1,6 milhões de moradias; destas, só 641 mil estão prontas.
Mesmo considerando apenas os contratos da primeira etapa do programa, que se encerrou em 2010, menos da metade das obras já foram concluídas: foram 1 milhão de contratos e 444 mil casas entregues.
O não-cumprimento das metas é a principal crítica da oposição ao MCMV, que já absorve a maior parte das verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "A execução do programa fica aquém do que o governo anuncia", afirma o senador Álvaro Dias (PSDB-PR).
O Minha Casa, Minha Vida foi lançado em 2009 para levar crédito imobiliário a famílias de baixa renda. Na modalidade para municípios até 50 mil habitantes, os beneficiários são famílias de baixa renda - de até R$ 1.600 mensais - que vivem em áreas urbanas.
Para estas famílias, o governo federal concede um subsídio de R$ 25 mil por unidade construída; o resto é financiado pelos moradores junto à iniciativa privada durante dez anos, em prestações equivalentes a 10% de sua renda (ou no valor mínimo de R$ 50 por mês), corrigidas pela TR. O valor máximo do imóvel fica entre R$ 45 mil e R$ 65 mil, dependendo da região do país.
O programa também tem outras linhas de financiamento, para famílias com renda mensal bruta de até R$ 5 mil. Baixe a cartilha da Caixa com informações completas sobre o Minha Casa, Minha Vida.
MCMV em cidades pequenas
Para a segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida em municípios de até 50 mil habitantes, o ministério das Cidades recebeu propostas de 4.042 cidades interessadas em receber investimentos do programa. Cada município pôde apresentar no máximo duas propostas para a construção de até 50 casas.
Foram selecionadas 2.582 cidades, que receberão R$ 2,8 bilhões em investimentos do governo federal para a construção de mais de 100 mil apartamentos.  A meta é fechar contrato para outras 220 mil moradias até 2014.
Na primeira fase do programa, anunciada em 2009, já haviam sido destinados recursos para cerca de 60 mil moradias em dois mil municípios pequenos. Mais da metade dos municípios contemplados na semana passada (1.419 deles) já tinham recebido investimentos da primeira etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário