> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura distribui 600 quilos de sementes para agricultura familiar

terça-feira, 3 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Prefeitura distribui 600 quilos de sementes para agricultura familiar

A prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou hoje (03) a entrega de 600 quilos de sementes de milho para trabalhadores da agricultura familiar. Foram beneficiadas 42 famílias de produtores da Fazenda Niterói e integrantes da Associação Grapiúna de Agricultura Familiar (Agrafam), onde o governo municipal desenvolve projeto de apoio.
As sementes plantadas agora serão colhidas durante os festejos juninos e vão abastecer o mercado itabunense, além de gerar renda para as famílias envolvidas no projeto, que reúne em Itabuna 400 famílias cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A proposta visa garantir qualidade, produtividade e sustentabilidade às famílias dos núcleos da Niterói, Roça do Povo e Renascer.
        A fazenda Niterói foi escolhida para lançamento da distribuição de sementes, por ser o mais novo assentamento cadastrado pelo PAA. O programa garante mercado para os produtos da agricultura familiar e oferece apoio aos produtores, inclusive assistência técnica.
        O secretário de Agricultura de Itabuna, Antônio Marcelino Oliveira, observa que o apoio à agricultura familiar envolve uma parceria institucional com a Ceplac e busca estimular a produtividade, a partir do cadastramento das famílias, oferta de assistência técnica e da escolha de sementes selecionadas.
Marcelino salienta que o programa de assistência técnica inclui análise de solo e a recomendação do uso de adubos ou de outros insumos, bem como da tecnologia de produção adequada às condições do solo e de clima.
        O prefeito Capitão Azevedo foi homenageado por um grupo de produtores da fazenda Niterói e o agricultor Cícero Bispo dos Santos elogiou a ação do governo municipal, que realiza um programa local que é modelo de apoio à produção.
O produtor Claríssimo Braga de Oliveira destacou que “Azevedo está fazendo o que os seus antecessores não realizaram para o setor rural e mostra sensibilidade no apoio aos pequenos produtores e à agricultura familiar, como um fator de geração de emprego e renda”. Texto: Kleber Torres Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário