> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Secretaria já emitiu mais de 14 mil cartões do SUS

segunda-feira, 2 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Secretaria já emitiu mais de 14 mil cartões do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna conclui, ainda esta semana, a avaliação do cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para emissão do Cartão Nacional de Saúde. O documento é obrigatório para atendimento em hospitais e clinicas da rede pública e privada, inclusive para pacientes particulares e titulares de convênios.
A estimativa é de que mais de 14 mil pessoas tenham sido atendidas em quatro mutirões realizados em março na sede da SMS. O cadastro continua sendo feito no atendimento de rotina da Secretaria, nos dois turnos.
        Segundo a diretora de Planejamento da SMS, Roberta Fulgêncio, os mutirões superaram as expectativas. No sábado (31), por exemplo, foram distribuídas 700 senhas, sendo 200 somente para idosos e pessoas com necessidades especiais. “É importante explicar que cada atendimento desses inclui uma média de quatro pessoas para cada unidade familiar representada”, observa.
A diretora esclarece que  o esforço visa a um cadastramento domiciliar de base nacional e pode permitir aos gestores do SUS a construção de políticas sociais integradas e intersetoriais –  com foco em educação, trabalho, assistência social, tributos e serviços públicos – nos diversos níveis do governo e no âmbito municipal.
        Os mutirões mobilizaram 45 servidores, o que possibilitou acelerar o atendimento ao público. Além da realização de novos cadastros e emissão de segunda via do Cartão do SUS, foram também registradas alterações de domicílios e informações sobre composição familiar.
Segundo o coordenador municipal do Cadsus, Paulo Ernesto Ferreira de Pinho, nas três primeiras semanas de março foram realizados 6.611 cadastros novos, 1.165 alterações  cadastrais e 1.917 emissões de segunda via do cartão, perfazendo um total de 9,7 mil atendimentos, “mas este número aumentou para mais de  14 mil com o mutirão do final de semana”.
O usuário que se dirigir à SMS para solicitar o cartão deve apresentar documentos originais de identidade e de comprovação de residência. Texto: Kleber Torres Foto: Valdir Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário