> TABOCAS NOTICIAS : Mudança na caderneta de poupança

terça-feira, 17 de abril de 2012

Mudança na caderneta de poupança

A previsão do governo para a taxa básica de juros (Selic) indica que somente no ano que vem o Ministério da Fazenda dará andamento ao projeto que muda a rentabilidade da caderneta de poupança. Segundo o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) encaminhado ao Congresso, a Selic, que está em 9,75%, cairá para 9% na próxima quarta-feira (18) e se manterá nesse patamar ao longo de 2013, aliviando a presidente Dilma Rousseff do desgaste de ser obrigada a mexer na mais tradicional modalidade de investimentos do país. A LDO prevê juros de 8,5% em 2014 e de 8% em 2015.

Questionada sobre os rumos dos juros, que suscitam o tema que incomoda tanto os brasileiros, por causa da memória do confisco da caderneta do governo Collor, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, se esquivou. “Esse é um assunto que tem um porta voz único: o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini”, disse.

Quanto à inflação, a ministra calcula que, após os choques de preço de commodities no fim de 2010, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) manterá trajetória descendente. “Nós acreditamos que temos condições de alcançar o centro da meta, de 4,5%, em 2013”, ponderou.  Do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário