> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Avalanche soterra 100 soldados paquistaneses

sábado, 7 de abril de 2012

MUNDO: Avalanche soterra 100 soldados paquistaneses

Pelo menos 100 soldados paquistanenses foram soterrados em uma área remota do norte do país após uma avalanche que destruiu um acampamento militar na região da fronteira de fato com a Índia, considerada o campo de batalha de maior altitude no mundo.
O incidente aconteceu na região de Siachen, na cordilheira de Karakorum, na Caxemira, uma área disputada por Índia e Paquistão.
O general Athar Abbas, porta-voz do Exército paquistanês, informou à AFP que os trabalhos de resgate prosseguirão nas próximas horas.
"Mais de 100 soldados da NLI (Northern Light Infantry, Infantaria Leve do Norte), incluindo um coronel, ficaram presos quando a avalanche atingiu o acampamento militar", disse Abbas.
"A missão de resgate prossegue e as equipes de emergência estão tentando retirar os soldados", completou.
A geleira tem 6.300 metros de altura e foi ocupada pelas tropas indianas e paquistanesas em 1984.
De acordo com fontes militares, a Índia mantém 5.000 oficiais na geleira e o Paquistão menos da metade. As duras condições meteorológicas - com temperaturas que chegam a 70 graus negativos - e a grande altitude do local provocam mais mortes que os combates pelo controle de Siachen.
A Caxemira está dividida entre a Índia e o Paquistão, mas os dois países reclamam a totalidade de sua superfície.
As duas nações iniciaram um processo de paz em 2004 e os combates praticamente terminaram na área, mas Siachen permanece como um ponto de divergência nas negociações.
Um comunicado militar paquistanês informa que a avalanche aconteceu na madrugada deste sábado e, provavelmente, surpreendeu os soldados quando estavam dormindo.
"Pelo menos 100 pessoas do Exército ficaram presas por uma avalanche de neve esta madrugada no setor de Gayari, perto de Skardu", afirma o comunicado.
"As equipes de resgate estão trabalhando. Mobilizamos cães, helicópteros e tropas", completa a nota.
A televisão pública paquistanesa informou que as equipes de resgate enfrentavam dificuldades para transportar os equipamentos pesados à região. Da AFP Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário