> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: EUA, Colômbia e Panamá assinam tratado de livre comércio

quarta-feira, 18 de abril de 2012

MUNDO: EUA, Colômbia e Panamá assinam tratado de livre comércio

Governo e líderes empresariais elogiam acordo como porta para desenvolvimento e oportunidades.
Colômbia, Panamá e Coreia do Sul assinaram um Tratado de Livre Comércio com os EUA em 21 de outubro. (Joshua Roberts/Reuters)WASHINGTON, D.C., EUA – Panamá, Colômbia e Coreia do Sul assinaram Tratados de Livre Comércio (TLC's) com os Estados Unidos em 21 de outubro.
Os acordos foram celebrados pelo presidente Barrack Obama no Salão Oval da Casa Branca durante reunião onde também estiveram presentes o representante de Comércio americano, Ron Kirk, o embaixador da Coreia do Sul nos EUA, Han Duk-soo, o embaixador panamenho nos EUA, Mario Jaramillo, e o embaixador colombiano nos EUA, Gabriel Silva.
“A assinatura do TLC é bem-vinda e põe Colômbia e Estados Unidos mais perto da entrada em vigor desse acordo histórico”, comemorou Silva. “O acordo é uma peça fundamental no desenvolvimento de um novo capítulo das relações EUA-Colômbia e ajudará a expandir ambas as economias, exportações e oportunidades de criação de empregos. Esperamos trabalhar com nossos parceiros do governo americano para implantar o tratado assim que possível.”
Depois da cerimônia de assinatura, Obama ligou para o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e para o presidente panamenho, Ricardo Martinelli, para discutir a importância do acordo e como será implantado para beneficiar a todos.
“O presidente observou que os acordos indicam os laços profundos e duradouros entre os Estados Unidos e Colômbia e Panamá”, declarou a Casa Branca.
Os EUA já possuem acordos do gênero com México, América Central (CAFTA), República Dominicana, Peru e Chile na América Latina.
Na Organização dos Estados Americanos, o secretário-geral, José Miguel Insulza, elogiou os tratados entre EUA, Panamá e Colômbia.
“É uma mensagem positiva não só economicamente [falando], mas também em termos de relações políticas e econômicas dos países”, declarou Insulza. “[A assinatura] é uma mensagem que os Estados Unidos realmente querem estabelecer o livre comércio com o resto das Américas.”* Por Felipe Lagos e Julio C. Urdaneta, para www.Infosurhoy.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário