> TABOCAS NOTICIAS : PAU BRASIL-BA: Índios ateiam fogo a fazendas para expulsar proprietários

segunda-feira, 23 de abril de 2012

PAU BRASIL-BA: Índios ateiam fogo a fazendas para expulsar proprietários

Pastagem incendiada. Fonte: Joá Souza
Fazendas que ainda não haviam sido invadidas pelos índios foram incendiadas em Itaju do Colônia e Pau Brasil no sul da Bahia. Na tarde deste domingo (22/04/2012) índios da etnia pataxó hã hã hãe atearam fogo em pastagens de fazendas que ainda não haviam sido invadidas. A ação é uma represália contra os proprietários, que prevendo invasões, demoliram as casas para diminuir o interesse dos índios pelas propriedades

As fazendas incendiadas na noite deste domingo continham, além de trabalhadores e do rebanho de seus proprietários, o rebanho de outros proprietários que tiveram suas fazendas invadidas. 

Durante toda a madrugada os trabalhadores lutaram contra o fogo, tentando evitar que o rebanho seja morto pelo fogo. A pastagem já seca pela estiagem que atinge o estado dificulta o trabalho de apagar o fogo. Além disto, os índios espalharam óleo diesel pelo pasto para alastrar o fogo.

A situação é crítica e ainda não sabemos a extensão do prejuízo ou se há vítimas.

No ultimo sábado (21/04/2012) os índios armados atearam fogo a um caminhão que transportava trabalhadores a uma propriedade invadida para  retirar o gado.

No dia 9 de abril a sede de uma propriedade foi incendiada após um atentado que matou uma dona de casa que transitava pela estrada.

Na sexta feira (20/04/2012) um trabalhador foi assassinado por indígenas durante a invasão a uma propriedade. Júlio César Passos Silva foi atingido na nuca ao tentar fugir dos tiros dos invasores.

Também na sexta-feira uma equipe de jornalistas da Folha de São Paulo foi rendida e ameaçada por índios encapuzados na estrada que corta a região invadida. 

As empresas de transportes que fazem a ligação Itaju do Colônia a Pau Brasil paralisaram suas atividades  por falta de segurança na estrada.

As ações dos indígenas têm se tornado mais violentas nas ultimas semanas e a presença da polícia federal o do reforço do policiamento militar não tem os intimidado. Percebe-se que o argumento de que as invasões visam pressionar o STF para julgar a ACO 312 não se sustenta devido a violência e crueldade dos atos que observamos. De http://itajupaubrasil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário