> TABOCAS NOTICIAS : POLITICA> CPI coleta 396 assinaturas na Câmara e 72 no Senado

sábado, 21 de abril de 2012

POLITICA> CPI coleta 396 assinaturas na Câmara e 72 no Senado

Após a conferência das assinaturas no requerimento de instauração da CPI mista, para investigar as relações do contraventor Carlinhos Cachoeira com parlamentares e empresários, a lista foi fechada nesta sexta-feira. Na Câmara, 396 deputados assinaram pela criação da CPI (77% do total), e no Senado, foram confirmadas 72 assinaturas (88% do total).
A lista oficial com os nomes dos parlamentarem que pediram pela criação da CPI foi divulgada pela secretaria da Mesa do Senado no início da tarde desta sexta-feira. Como antecipou o site do GLOBO, não assinaram o requerimento os seguintes senadores: Benedito de Lyra (PP-AL), Clésio Andrade (PMDB-MG), Clóvis Fecury (DEM-MA), Demóstenes Torres (sem partido-GO), Eunício Oliveira (PMDB-CE), Garibaldi Alves (PMDB-RN), José Sarney (PMDB-AP), Lobão Filho (PMDB-MA), e Sérgio Petecão (PSD-AC).

Entre essas senadores que não assinaram, Sarney está fora de Brasília, internado em São Paulo. Demóstenes Torres havia afirmado que não assinaria a criação de uma CPI que tratará de suas relações com o contraventor.

Os senadores Benedito de Lyra (PMDB-AL) e Sérgio Petecão (PSD-RO) estão listados para compor a CPI. Mas também não a assinaram.

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) aguarda a indicação, pelo PT na Câmara, de um nome para a relatoria da CPI a fim de traçar um plano de trabalho. Vital foi escolhido pelo PMDB no Senado para ser o presidente da comissão. "Eu fui indicado pelo partido, mas ainda preciso ser eleito pela comissão. Eu estou recolhendo os nomes, a composição final será na terça-feira. Meu ponto de partida será a escolha do relator. Vou discutir com ele o modelo de formatação do trabalho. Aí vamos definir o roteiro", disse.

De acordo com Vital, a ementa de criação da CPMI é “muito ampla” por incluir como base de investigação as operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal. As duas operações tratam da máfia de jogos ilegais, como o do bicho e caça-níqueis, da qual Cachoeira é acusado de ser o controlador. "Primeiro temos que saber o que já foi apurado. A partir daí vamos estudar tudo o que já foi investigado e ver o que precisa ser aprofundado - disse o senador sem adiantar se as gravações telefônicas feitas pela PF serão solicitadas logo no início da CPI."
Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário