> TABOCAS NOTICIAS : TEIXEIRA DE FREITAS-BA: Aterro sanitário irregular serve como fonte de alimentação de moradores

quarta-feira, 18 de abril de 2012

TEIXEIRA DE FREITAS-BA: Aterro sanitário irregular serve como fonte de alimentação de moradores

A reportagem do PORTALN3 continua com a série de matérias onde mostraremos a realidade da sua cidade, em destaque esta semana iremos mostrar mais uma incoerência da administração Apparecido Rodrigues Staut.
Semana passada mostramos a triste radiologia de um serviço público essencial: as ambulâncias de Teixeira de Freitas precisam urgentemente de socorro. Na reportagem discorrida de hoje destacaremos outra Secretaria Municipal tão importante quanto à de Saúde, e que unem as suas funções, a você leitor, a porta do iceberg em destaque é o Meio Ambiente, em especial o Aterro Sanitário.
Nossa equipe foi até o aterro sanitário acompanhar de perto as suas atividades no recolhimento de todo o lixo da cidade de Teixeira de Freitas. Por ser  um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. O aterro recebe resíduos domésticos, comerciais, da indústria de construção e resíduos sólidos retirados do esgoto.
Para aprofundar o conhecimento dos leitores, lembramos que, a base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade – PEAD, sobre uma camada de solo compactado para evitar o vazamento de material líquido para o solo, evitando assim a contaminação de lençóis freáticos. O chorume deve ser tratado causando assim uma menor poluição ao meio ambiente. Porém, todo este processo acontece entre aspas no aterro em Teixeira de Freitas.
Vejamos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define da seguinte forma os aterros sanitários: “aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos, consiste na técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário.” Leia tudo em http://www.portaln3.com.br/teixeiradefreitas/noticias/manchete/17/04/2012/crime-ambiental-e-humano-aterro-sanitario-irregular-serve-como-fonte-de-alimentacao-de-moradores/

Um comentário: