> TABOCAS NOTICIAS : Titanic é promovido a patrimônio cultural

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Titanic é promovido a patrimônio cultural

Os destroços do Titanic serão protegidos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Segundo a entidade, mais de 700 mergulhadores já visitaram o local do naufrágio, a 4,3 mil metros de profundidade, no Atlântico Norte, ao largo da costa do Canadá.
O navio foi enquadrado na Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, assinada em 2001. O anúncio ocorre com o centenário do naufrágio, em 15 de abril, visto que este tratado só protege embarcações afundadas há pelo menos 100 anos.
Segundo a Unesco, a promoção a patrimônio cultural tem como objetivo prevenir a exploração não-científica ou antiética dos vestígios do Titanic. Diretora-geral da entidade, Irina Bokova explicou que o afundamento do transatlântico está “ancorado na memória da Humanidade” e, por isso, seria importante proteger o local onde morreram cerca de 1,5 mil pessoas.
"Há milhares de outros naufrágios que também precisam de proteção", admite.  "Não toleramos a pilhagem a sítios culturais na terra, e o mesmo deveria servir para a nossa herança que está sob as águas." Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário