> TABOCAS NOTICIAS : 06 DE MAIO

domingo, 6 de maio de 2012

06 DE MAIO

6 de Maio (Data Móvel) – Dia Mundial do Riso – World Laughter Day

A celebração deste dia é uma manifestação para a Paz Mundial e pretende construir uma consciência de amizade e fraternidade através do Riso. A sua popularidade tem crescido exponencialmente. Existem já mais de seis mil Clubes de Yoga do Riso espalhados por cerca de 60 países dos cinco continentes do mundo.
O ”Dia Mundial do Riso” é atualmente organizado todos os anos no primeiro domingo de maio.
Reúnem-se nesse dia centenas de pessoas, por vezes milhares para rirem juntos. O riso estimula emoções positivas e poderosas, gera predisposições para que as pessoas encontrem a paz dentro de si mesmas e influenciem de forma positiva e pro-ativa.
O riso é uma linguagem universal, estabelece uma ligação entre diferentes credos e religiões e cria uma nova lógica nos meios onde se insere. Com o riso podemos explorar a imagem de partilha com braços abertos e a sorrir, é a forma ideal de segurar o riso, gera-se um caminho de duas direções: dar e receber, com fraternidade, amizade e amor.
World Laughter Day was created in 1998 by Dr. Madan Kataria, founder of the worldwide Laughter Yoga movement. The celebration of World Laughter Day is a positive manifestation for world peace and is intended to build up a global consciousness of brotherhood and friendship through laughter. Its popularity has grown exponentially with that of the Laughter Yoga movement now counting over 6000 Laughter Clubs in more than 65 countries.
World Laughter Day is customarily celebrated on the first Sunday of May every year.
The usual format of WLD celebration is the congregation of laughter club members, their families and friends at some important landmark in their city like big squares, public parks or auditoriums and laugh collectively.
Fonte: Dia Mundial do Riso / World Laughter Day Org

6 de Maio – Dia do Cartógrafo

O Dia do Cartógrafo foi instituído pela Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) em referência à data do mais antigo trabalho cartográfico registrado no Brasil. O fato se deu em 27 de abril de 1500, segundo o Calendário Juliano utilizado na época, quando Mestre João, astrônomo da frota de Pedro Álvares Cabral, determinou a latitude da Baía de Cabrália – atual Porto Seguro.
O documento foi enviado à corte juntamente com a carta de Pero Vaz de Caminha, na data corrigida para o atual Calendário Gregoriano, 6 de maio.
De lá para cá, a tecnologia marcou a diferença entre aqueles primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade. Afora isso, eles são e sempre serão os mesmos artistas da ciência de compor cartas geográficas.
A palavra cartografia é composta por dois radicais: carto = mapa + grafia = descrição, escrita. Cartografia é, portanto, a arte ou ciência de compor cartas geográficas. E qual é o profissional que desempenha essa atividade? É o engenheiro cartógrafo. A cartografia é uma especialidade da engenharia, que se ocupa da aquisição, processamento, visualização e análise da informação nas formas analógica e digital.
O engenheiro cartógrafo é especialista em coleta, armazenamento, recuperação, medição, processamento e análise de dados e informações necessários à representação adequada dos fenômenos que ocorrem na superfície terrestre.
Com base em informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima, densidade populacional e demografia, o engenheiro cartógrafo elabora mapas de cidades, países e continentes, plantas topográficas, cartas náuticas, aeronáuticas e de navegação aérea ou marítima.
A profissão de engenheiro cartógrafo é das mais antigas, remontando suas origens ao ano de 1810, quando foi criada a Academia Real Militar, embrião da Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil. A principal diferença entre os primeiros profissionais e os engenheiros cartógrafos da atualidade é o uso da tecnologia em seu trabalho. A formação desse profissional é caracterizada por um aspecto dinâmico em relação a uma constante atualização, devido ao avanço tecnológico e modernização de equipamentos e técnicas aplicadas.
A cartografia desenvolveu-se no Brasil a partir da Segunda Guerra Mundial em função dos interesses militares. Instituições como os atuais Instituto Cartográfico da Aeronáutica (ICA), Diretoria do Serviço Geográfico do Exército (DSG) e Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), foram as principais responsáveis pela execução da Cartografia Sistemática do País, com o objetivo de mapear todo o território nacional.
Atualmente, o IBGE é o coordenador do Sistema Cartográfico Brasileiro que é composto por entidades nacionais, públicas e privadas, que tenham por atribuição principal executar trabalhos cartográficos ou atividades correlatas.
É importante ter sempre em mente que a principal função da cartografia é representar a realidade através de informações espaciais de uma forma organizada e padronizada e que a produção cartográfica deve estar dirigida ao atendimento da sociedade como um todo. Fonte: IBGEteen

Nenhum comentário:

Postar um comentário