> TABOCAS NOTICIAS : 13 DE MAIO

domingo, 13 de maio de 2012

13 DE MAIO

Dia das Mães - 13 de Maio de 2012

O Dia das Mães é um dia para celebrar e agradecer a todas as mães, para as que ainda estão presentes e para as que já se foram. O Dia das Mães é uma data móvel, ou seja, o dia a ser comemorado depende do ano, mas no Brasil é sempre no segundo domingo do mês de Maio. Em vários países é comemorado em outras datas, que vão desde março até dezembro.
É comum no Dia das Mães os filhos fazerem surpresas às suas mães, dando presentes ou organizando atividades que demonstrem amor e carinho por ela.

Origem do Dia das Mães

Dia das Mães na Antiguidade

A comemoração mais antiga do Dias das Mães tem origem na Grécia antiga, onde a entrada da primavera era comemorada por Reia, a Mãe dos deuses. A tradição de homenagem às mães continuou com as festas em honra de Cibele, também chamada Magna Mater (Grande Mãe).

Dia das Mães na Inglaterra - Século XVII

Depois de cristianizado, o Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães, mas no 4º domingo da Quaresma, em honra da virgem Maria, e da igreja-Mãe. Mas foi só no século XVII, na Inglaterra, que as pessoas começaram a voltar para suas igrejas-mãe no 4º domingo da Quaresma. Passou a ser conhecido na Inglaterra como "Domingo das Mães".
O Dia das Mães se tornou um dia importante para os criados, que passaram a ter folga nesse dia, para visitarem as suas igrejas-mãe com suas mães e restante família. Os feriados ainda não tinham sido inventados, por isso o Dia das Mães era para essas pessoas a única oportunidade de terem uma folga para estarem com a família.

Dia das Mães nos Estados Unidos - Século XX 

No Século XX, uma jovem americana chamada Anna Jarvis, perdeu sua mãe e entrou em depressão. Preocupadas com ela, suas amigas resolveram dar uma festa, para perpetuar a memória da mãe de Anna e ao mesmo tempo tentar animá-la. Anna quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, independente de estarem vivas ou mortas, e em pouco tempo a comemoração se propagou por todo os Estados Unidos.
Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson, e passou a ser comemorada no dia 9 de maio. Aos poucos a homenagem foi se espalhando para outros países.

Dia das Mães no Brasil

No Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficalizou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no Brasil.
Em 1947 a data do Dia das Mães passou a ser incluída no calendário oficial da Igreja Católica no Brasil. Foto: arvoredossentimentos.blogspot.com - Texto: http://www.calendarr.com/brasil/dia-das-maes/

ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA - 13 DE MAIO

Após a Independência do Brasil, as discussões a este respeito estenderam-se por todo o período do Império, tendo adquirido relevância a partir de 1850 e caráter verdadeiramente popular, a partir de 1870, culminando com a assinatura da Lei Áurea de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão negra no Brasil.A história do abolicionismo no Brasil remonta à primeira tentativa de abolição da escravidão indígena, em 1611, e a sua abolição definitiva, pelo Marquês de Pombal, durante o reinado de D. José I, e aos movimentos emancipacionistas no período colonial, particularmente a Conjuração Baiana de 1798, em cujos planos encontrava-se o da erradicação da escravidão.

O trabalho escravo no mundo
Quando se fala em escravidão, é difícil não pensar nos portugueses, espanhóis e ingleses que superlotavam os porões de seus navios com negros africanos, colocando-os a venda por toda a região da América.

É difícil não nos lembrar dos capitães-do-mato, que eram os homens que perseguiam os negros que haviam fugido das fazendas, dos Palmares, da Guerra de Secessão dos Estados Unidos, da dedicação e ideias defendidas pelos abolicionistas e de muitos outros fatos ligados a este assunto.

A escravidão é bem mais antiga do que o tráfico dos africanos. Ela vem desde os primórdios da história humana, quando os povos vencidos em batalhas eram escravizados por seus conquistadores. Exemplo são os hebreus, que foram vendidos como escravos desde o começo de sua história.

Algumas civilizações antigas usaram e dependeram do trabalho escravo para a execução de tarefas mais pesadas e rudimentares. Grécia e Roma foram duas delas, detendo um grande número de escravos, contudo, muitos de seus escravos eram bem tratados e tiveram a chance de comprar sua liberdade. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/abolicao-da-escravatura-13-de-maio.html


Expressa no primeiro artigo da Declaração universal dos direitos do homem, a fraternidade é a afirmação de que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos, são dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

É um conceito filosófico profundamente ligado às ideias de Liberdade e Igualdade e com os quais forma o trio que caracterizou grande parte do pensamento revolucionário francês. Vale lembrar que dos três foi o único que não esteve no lema Iluminista que era "Liberdade, Igualdade e Progresso".
Fraternidade é uma idéia que estabelece o homem como animal político, fez uma escolha consciente pela vida em sociedade e para tal convive com seus semelhantes numa relação de igualdade, visto que em essência não há nada que hierarquicamente os diferencie: são como irmãos (fraternos). Este conceito é a peça-chave para a plena configuração da cidadania entre os homens, pois, por princípio, todos os homens são iguais. De uma certa forma, a fraternidade não é independente da liberdade e da igualdade, pois para que cada uma efetivamente se manifeste é preciso que as demais sejam válidas.

É eventualmente confundida com a expressão caridade e solidariedade, embora elas tenham significados radicalmente diferentes. A fraternidade expressa a dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegura-lhes plenos direitos (sociais, políticos e individuais). Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-da-fraternidade-brasileira-13-de.html

DIA DO AUTOMÓVEL - 13 DE MAIO

Os primeiros automóveis

O título de "Pai do automóvel" pertence ao alemão Carl Benz , já que foi o responsável pelo "Benz", o primeiro automóvel, fabricado em 1885. O Benz, porém, era bem diferente dos carros de hoje: possuía apenas três rodas e andava a 13 km/h - o que era considerado muito ousado para a época!

Lançado pelo também alemão Gottlieb Daimler, o primeiro automóvel com quatro rodas, que também lançou o primeiro Mercedes, na Alemanha, em 1901. Isso ocorreu dois anos após ser introduzido o acelerador de pé. Também neste ano foi produzido o primeiro automóvel por David Buick. A partir da Buick Motor Car nasceu a General Motors, em 1908, que fabricou famosos automóveis das marcas Cadillac, Oldsmobile e Chevrolet. A fábrica Dodge surgiu em 1914 e depois, em 1928, foi incorporada à Chrysler.

O automóvel no Brasil, chegou em 1893, em São Paulo. Era aberto, movido a vapor, com capacidade para dois passageiros e possuía rodas de borracha. Dez anos depois, havia seis carros circulando em São Paulo e, em 1904, já eram 83 automóveis. No Rio de Janeiro, o carro só chegou em 1897. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-automovel-13-de-maio-os.html


Desde o seu surgimento, o Dia da Ascensão é comemorado pelas Igrejas. Por muito tempo, os cristãos da antiguidade iam até o Monte das Oliveiras para festejar esse dia glorioso. Na verdade, nos quatro primeiros séculos a Ascensão era comemorada juntamente com o Dia de Pentecostes formando uma só Festa. Após 400 anos, há o desmembramento da Festa, reservando a comemoração do Dia da Ascensão após quarenta dias da Páscoa e dez dias depois o Dia de Pentecostes. Parece-nos que os antigos crentes apoiaram-se na literalidade dos 40 dias de Atos dos Apóstolos capítulo 1, versículo 3.

Atos e o Terceiro Evangelho de São Lucas.

Estudiosos apontam que tanto o Evangelho de Lucas como o Livro de Atos dos Apóstolos formavam uma só obra literária. Depois de alguns anos ocorre a separação da obra, formando dois livros.

Atos dos Apóstolos

Lucas direciona sua obra a uma pessoa chamada Teófilo, nome proposital, pois significa “Amigo de Deus”. O Livro de Atos dos Apóstolos não pretende ser a princípio um livro histórico onde as datas, os locais e as personagens são descritos precisamente. O Livro de Atos dos Apóstolos procura trazer o testemunho das primeiras comunidades seguidoras de Jesus de Nazaré. Enquanto o Evangelho de Lucas nos fala da práxis de Jesus, o Livro dos Atos dos Apóstolos nos descreve a práxis das primeiras comunidades.

O que de fato devemos aprender com essa passagem da Ascensão? O que ela nos deseja ensinar através desse texto dos Atos dos Apóstolos? O que ela comunica a nossa fé? Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-da-ascensao-13-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário