> TABOCAS NOTICIAS : 18 DE MAIO

sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 DE MAIO

18 de Maio – Dia Internacional do Museu – International Museum Day

O Dia Internacional do Museu, 18 de maio, foi instituído pela Unesco com a finalidade de homenagear as instituições que preservam a identidade cultural e histórica das civilizações ao redor do mundo. De acordo com a entidade, a missão educacional de um museu, seja ele de qualquer natureza, é tão importante quanto sua missão científica.
O propósito principal de um museu é de salvaguardar e preservar o patrimônio como um todo. Os museus realizam estudos científicos necessários à compreensão e o estabelecimento do significado e da posse desse patrimônio. Neste sentido, os museus colaboram para gerar uma ética global baseada na prática da conservação, proteção e difusão dos valores do patrimônio cultural. Os museus também são locais onde as relações entre cultura e natureza são mostradas: há um número crescente de museus enfocando seus interesses nas ciências, na natureza e na tecnologia.
The International Museum Day is a celebration that is held each year on 18 May. Each year, the Advisory Committee of the International Council of Museums (ICOM) defines a specific theme for International Museum Day. Fonte: Unesco Brasil / Wikipédia / Maxpress

18 de Maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial

O dia 18 de maio marca no Brasil o processo da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial. Durante décadas passadas e historicamente em todo o mundo, o tratamento dos portadores de doenças mentais graves dava-se exclusivamente através da internação em instituições específicas para doentes mentais, os manicômios. No Brasil, essas instituições espalhadas pelo país dispunham de milhares de leitos para a manutenção dos pacientes, muitas vezes em condições precárias de higiene, cuidado e tratamento. Nesse contexto, era bastante frequente que os transtornos mentais evoluíssem sem melhora clínica.
No Brasil, a Reforma Psiquiátrica desenvolveu-se em paralelo ao surgimento do SUS. Nas últimas décadas o governo federal realizou intervenções em diversos hospitais psiquiátricos e houve uma redução drástica no número desses leitos existentes no país. Paralelamente, foram criados os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial, que têm por objetivo prestar atendimento integral e humano aos portadores de transtornos mentais graves sem que eles sejam isolados da sociedade. Fonte: Inverso / CAPS

18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

A data de 18 de maio foi estabelecida em 2000, pela Lei Federal número 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Tem como objetivo mobilizar a sociedade para o problema da violência sexual infanto-juvenil. A participação da população é fundamental para que este crime seja denunciado e punido, mas principalmente para que o jovem tenha sua sexualidade respeitada.
A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Aracelli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. O crime ainda causa indignação e revolta.
A data foi criada para motivar a mobilização dos diferentes setores da sociedade, dos governos e da mídia para formação de

 uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente. Espera-se também estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento do problema. Fonte: Ipas Brasil


A data do surgimento do vidro há milhares de anos, confunde-se com a história da humanidade, suas conquistas nas diversas áreas, expansões territoriais e culturais.

Segundo historiadores, sabia-se, de 3 a 4 mil anos atrás que, através da fundição de elementos naturais em altas temperaturas chegava-se a novos materiais até então desconhecidos, como o ferro e o bronze já bastante utilizados. Em busca de novos resultados pesquisas eram realizadas. Indícios nos levam a crer que na região da Mesopotâmia, entre os Rios Tigre e Eufrates, alcançaram um resultado brilhante, opaco e rígido, com características bem diferentes dos metais, lembrando mais um pedra preciosa. Eram os primeiros passos para que com esta pasta vítrea, séculos e séculos depois, se chegasse ao vidro como é hoje conhecido.
As matérias fundidas então eram a sílica em forma de areia e quantidade preponderante, o natron - material sódico que baixava o ponto de fundição da sílica, e cinzas vegetais com boa quantidade de potássio e mais alguns óxidos.

Esta mistura precariamente fundida em precários fornos, passava ainda por um processo de purificação difícil e demorado onde eram acrescidos óxidos que lhe davam cores.

O conhecimento deste sistema de produção se expande pela Fenícia, Síria e norte da África, no Egito.
Com esta pasta vítrea eram produzidos pequenos objetos decorativos, de uso pessoal ou doméstico, que se limitavam a placas, cilindros, anéis, miniaturas e imitações de pedras preciosas, muito valorizados e destinados a elite da época.

A grande evolução da produção vidreira foi séculos mais tarde quando se passou a utilizar um tubo oco metálico que possibilitava que a pasta vítrea fosse soprada ganhando formas variadas, como garrafas, vasos e vários utensílios. O resultado do desenvolvimento desta ferramenta é a cana de vidreiro até hoje fundamental na produção do vidro artístico. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-vidraceiro-18-de-maio-vidro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário