> TABOCAS NOTICIAS : 20 DE MAIO

domingo, 20 de maio de 2012

20 DE MAIO

DIA DO COMISSÁRIO DE MENORES - 20 DE MAIO

Comemoramos em 20 de maio, o Dia do Comissário de Menores ou da Infância e da Juventude, para atender ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Comissariado da Infância e Juventude presta um serviço essencial de assessoramento à Justiça da Infância e da Juventude, cabendo-lhe a fiscalização das normas de prevenção e proteção às crianças e adolescentes, contidas na legislação e Portarias do Juízo, sendo composto por Comissários efetivos e voluntários.

A função de Comissário da Infância e Juventude é de vital importância na sociedade, e por ser uma atividade na qual se lida com situações delicadas, deve o comissário agir com sabedoria, integridade e amor.
O Dia do Comissário de Menores foi criado pelo projeto apresentado pela Deputada do Estado de são Paulo, Edir Sales, em razão do relevante serviço prestado à sociedade, sendo que no dia 20 de maio, já ocorria a confraternização por parte dos comissários.

O que leva uma pessoa a querer ser um Comissário da Infância e da Juventude é o desejo de zelar pelo cumprimento das Leis relativas à Criança e ao Adolescente, prestando serviço à sociedade da qual faz parte e, conseqüentemente, contribuindo para o bem comum. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-comissario-de-menores-20-de-maio.html


No dia 20 de maio de 1875, dezessete países fundaram a Convenção do Metro. A convenção é o segundo mais antigo tratado intergovernamental, tendo preparado o terreno para o que é hoje um sucesso de 130 anos de realizações e de sucesso no estabelecimento de uma infra-estrutura global de medição exata e rastreável. Atualmente, a Convenção reúne 51 membros, além de 17 países e economias associados à Conferência Geral de Pesos e Medidas.
Os primeiros membros da Convenção e o quadro de pessoal do Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) começaram com o metro e o quilograma como padrões de referência. Entretanto, o trabalho da Convenção, hoje em dia, é extensivo a um número muito maior de padrões de medição internacionais, com presença marcante em áreas tão diversas quanto os padrões biológicos e de nanotecnologias. Maie em Fonte: Grupo Calibração / World Metrology Day

 CIDADE DE PALMAS - ANIVERSÁRIO - 20 DE MAIO

Palmas tem apenas 14 anos de vida, mas muita coisa para mostrar. Criada para ser a capital definitiva do estado do Tocantins, sediando os órgãos administrativos.

Alguns dados

Em 14 anos de existência, Palmas tem 137.355 habitantes, sendo 134.179 na área urbana e 3.176 na área rural. A população masculina é composta por 68.735 pessoas e a feminina de 68.620 pessoas.

Total de habitantes com mais de 10 anos de idade (106.325), 94,1% são alfabetizados.

Palmas tem 93% dos domicílios ligados à rede geral e apenas 6,6% com poços ou nascentes.

Total de 35.047 domicílios, 94,1% tem banheiro ou sanitário, contra 5,8% que não dispõem.

Coleta de lixo: 92,8% dos domicílios realizam a coleta, e apenas 7,1% dão outro destino aos dejetos que produzem.
Cidade planejada

Localizada no centro de Tocantins, Palmas começou a ser construída em 1989 após o lançamento da pedra fundamental no dia 20 de maio do mesmo ano.

O território de Palmas é formado pelo desmembramento de parte dos municípios Porto Nacional e Taquarassu do Porto. E seu nome foi escolhido em homenagem a Comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista da região, instalada na barra do rio Palma com o rio Paraná, em 1809.

Tounou-se capital de Tocantins em 1 de janeiro de 1990. Desde a criação do estado, em 1988, até então, Miracema de Tocantins era a capital provisória. Mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/cidade-de-palmas-aniversario-20-de-maio.html

20 de Maio – Dia Nacional do Medicamento Genérico

O Dia Nacional do Medicamento Genérico foi instituído pela Lei número 6.677. O objetivo é conscientizar e esclarecer a população brasileira sobre os benefícios dos medicamentos genéricos.
Na embalagem dos genéricos deve estar escrito “Medicamento Genérico” dentro de uma tarja amarela. Além disso, deve constar a Lei número 9.787/99. Como os genéricos não têm marca, o que você lê na embalagem é o princípio ativo do medicamento.
A Lei do Genérico possibilitou maior acesso a medicamentos de qualidade comprovada, por um preço muito mais baixo.
Um medicamento genérico é um medicamento com a mesma substância ativa, forma farmacêutica e dosagem e com a mesma indicação que o medicamento original, de marca. E principalmente, são intercambiáveis em relação ao medicamento de referência, ou seja, a troca pelo genérico é possível.
É mais barato porque os fabricantes de genéricos, ao produzirem medicamentos após ter terminado o período de proteção de patente dos originais, não dão cobertura aos efeitos colaterais que são os custos inerentes à investigação e descoberta de novos medicamentos. Assim, podem vender medicamentos genéricos com a mesma qualidade da patente a um preço mais baixo do que o medicamento original. Fonte: ABN / Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário