> TABOCAS NOTICIAS : 21 DE MAIO

segunda-feira, 21 de maio de 2012

21 DE MAIO

Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento – World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development

Após a adoção da Declaração Universal da UNESCO em Diversidade Cultural, em novembro de 2001, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de maio como o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (Resolução 57/249). Esta data nos oferece a oportunidade para aprofundarmos na compreensão dos valores da Diversidade Cultural e para aprendermos a “viver juntos”. Assim, a UNESCO pede o envolvimento da maior quantidade possível de atores e parceiros na celebração deste dia mundial.
A data tem o propósito de envolver tomadores de decisão, formuladores de políticas e autoridades na conscientização do valor e da defesa da diversidade. É direcionado, de forma particular, às minorias étnicas, linguísticas e culturais, comunidades indígenas, associações de artistas, organizações jovens, escolas, universidades e aos meios de comunicação.
Further to the adoption of the Universal Declaration on Cultural Diversity by UNESCO on November 2001, the General Assembly, in Resolution 57/249, welcomed the Declaration and the main lines of an Action Plan for its implementation, and proclaimed 21 May the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development.
The Day provides us with an opportunity to deepen our understanding of the values of cultural diversity and to learn to “live together” better. UNESCO continues to promote greater awareness of the crucial relationship between culture and development and the important role of information and communication technologies in this relationship. Fonte: Unesco Brasil / Overmundo / UN

DIA DA LINGUA NACIONAL - 21 DE MAIO - PORTUGUÊS

Origem da língua portuguesa

A Língua Portuguesa é um idioma neolatino, ou seja, é derivada do latim. Sua história começa antes da Era Cristã, quando os romanos dominaram a Península Ibérica (que hoje são Portugal e Espanha) e impuseram seus padrões de vida e sua língua.

As várias etnias que lá existiam acabaram por se misturar ao latim falado pelos soldados romanos: o linguajar do povo, que não possuía forma escrita, um latim vulgar - ao contrário do latim erudito, mais rígido. Por não estar preso à forma escrita, o latim vulgar era mais variado e por isto não foi difícil surgirem os novos dialetos, frutos das diferentes combinações em cada região.

Além da dominação pelo Império Romano, a Península Ibérica também sofreu invasões de povos germânicos (os vândalos, suevos e visigodos), no século V da Era Cristã. Daí herdamos alguns vocábulos, a maioria ligada à área militar, tais como guerra, marechal, general. As invasões dos árabes no século VIII também contribuíram para a incorporação de novas palavras. Você sabia que geralmente as palavras começadas em 'al' têm origem árabe? São exemplos: alface, alfinete, álgebra, alfândega. Das que não começam em 'al': garrafa, quintal, xarope.

As influências germânica e árabe não foram tão intensas quanto a dos romanos e por isto as raízes latinas foram as que continuaram sustentando a cultura da península. A região que hoje ocupa Portugal se destacou do restante da península no ano de 1143, quando foi declarada a independência da Nação Portuguesa, com o idioma galego-português. No sul, predominava o português, e, no norte, o galego. Esta parte foi anexada pelo povo castelhano alguns anos depois e, em 1290, o idioma português foi declarado oficial na Nação Portuguesa. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-lingua-nacional-21-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário