> TABOCAS NOTICIAS : 25 DE MAIO

sexta-feira, 25 de maio de 2012

25 DE MAIO

DIA DA INDÚSTRIA - 25 DE MAIO

Espaço de produção entre os setores da economia, a indústria representa o setor secundário - o primário corresponde à agricultura e o terciário, ao comércio e aos serviços.

Um termo usado tão amplamente em nossa sociedade, torna-se de difícil definição - fala-se da indústria agrícola, quando nos referimos ainda ao setor primário, e ainda outras acepções mais figuradas, que se referem a algo produzido em larga escala - afinal, esta é a contribuição da indústria na nossa história. Deste modo, fala-se da indústria do crime e da indústria da fome, quando o assunto são os produtos destas condições. E tem ainda a indústria cultural - já ouviu falar dela? Refere-se à reprodução em massa de produtos culturais, possibilitada pelos meios de comunicação. Mas isto é uma outra história, bem interessante por sinal. Vamos ficar, por enquanto, com as indústrias no sentido literal. São estas as comemoradas no Brasil hoje.
As indústrias podem ser de vários tipos. A denominação mais comum é a de indústria manufatora, que modifica os produtos naturais através de trabalho manufatureiro ou mecânico. As indústrias de base, por sua vez, são aquelas que servem de base a outras indústrias, fornecendo matéria-prima e máquinas. Já as indústrias de ponta são responsáveis pela montagem final de um conjunto de peças provenientes de outras indústrias. Alguns setores da produção industrial são voltados para a extração de produtos da terra ou do mar: são as indústrias extrativas. Aqueles voltados para a exploração das jazidas, minas, pedreiras, afloramentos fazem parte da indústria mineral. Quando se explora o campo e outros produtos da terra, fala-se então da indústria vegetal. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-industria-25-de-maio-historia.html

A profissão de Massagista é reconhecida desde 05 de outubro de 1961, através da Lei Federal 3.968, que dispões sobre o exercício da profissão de massagista. O Decreto-Lei 8.345, publicado bem antes, em 10 de dezembro de 1945, regulamenta sobre a habilitação para o exercício da profissão de massagista.

O reconhecimento legal do Massagista é anterior ao de diversas outras profissões da área da saúde, tais como: Fisioterapia, Psicólogo, Profissional de Educação Física, Enfermagem etc.

A lei que regulamenta a profissão de massagista, infelizmente está desatualizada. Isso não quer dizer que a massagem deixa de ser uma profissão regulamentada. Pois isto não é um privilegio somente do massagista. Porque a maioria das leis que regulamentam as profissões, principalmente as da área da saúde, estão desatualizadas, devido as mudanças nas visões axiológicas e epistemológicas que levaram a sociedade, no final do século passado e inicio deste novo milênio,a terem outros novos paradigmas. Um deles foi a queda da visão cartesiana e positivista que deixou diversas seqüelas dentro dos contextos científicos e sociais. Pois nos dias atuais temos novas concepções, de cunho humanista e menos mecanicista, centradas no holismo, onde o individuo é visto dentro de uma abordagem psicobioespiritual (corpo, mente e espírito). Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-massagista-25-de-maio.html


A cada dia mais escassas, as oportunidades de emprego no campo e a realidade nas cidades não são diferentes. Na construção civil e nos outros setores, não estão dando conta de empregar a mão de obra ociosa no mercado de trabalho braçal.

O problema social de maior amplitude é o desemprego, que facilita a exploração de mão de obra barata, não só no Brasil, mas também em países mais desenvolvidos. Em março de 1963, foi aprovado o Estatuto do Trabalhador Rural, para regular as relações de trabalho no campo, que até então não tinham nenhum suporte da legislação trabalhista brasileira.

Milhões de trabalhadores obtêm algum tipo de remuneração no campo, dos quais pouco mais da metade são assalariados temporários. Geralmente, moram nas cidades e trabalham no campo; sua jornada é incerta e varia conforme o ciclo das safras e a necessidade de mão-de-obra. São os chamados bóias-frias.

Poucos são os assalariados permanentes, trabalhadores rurais com local de trabalho fixo e, em geral, mais qualificados: tratoristas e capatazes, na agricultura, e vaqueiros e inseminadores, na pecuária. Existem, também, outros trabalhadores rurais classificados como parceiros, que recebem remuneração em espécie, um percentual sobre a produção obtida.

O capitalismo no campo avança rapidamente. Nas regiões sul, sudeste e parte do centro-oeste do Brasil, a agricultura é moderna e a produção agropecuária é conduzida por verdadeiras empresas rurais, que incorporam índices elevados de mecanização e tecnologia. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-trabalhador-rural-25-de-maio.htm


A data foi estabelecida em 1983 nos Estados Unidos, como referência ao rapto do menino norte-americano Etan Patz, em 1979. Ele tinha seis anos na época e jamais foi encontrado.
Na Europa a data passou a vigorar depois do caso Marc Dutroux. Um belga que raptou, estuprou e matou quatro meninas. O 25 de maio foi estabelecido pela Ong Child Focus.
Já no Brasil, um marco no desaparecimento de crianças é Guilherme, que sumiu em 17 de junho de 1991. Ele desapareceu em frente de casa quando tinha oito anos. A mãe dele, Arlete Caramês, virou presidente do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida.
International Missing Children’s Day is to be held on 25th May. The main purpose of International Missing Children’s Day (IMCD) is to encourage everyone to remember all the children missing, not just in the worldwide. Fonte: A TARDE On Line / Missing Kids

25 de Maio – Dia Mundial do Orgulho Nerd – Geek Pride Day

A comemoração teve sua o rigem na Espanha (Dia del Orgullo Friki), em 2006. A data é uma referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, em 1977.
O Dia do Orgulho Nerd conta, principalmente, com manifestações na rede, ambiente preferido dos geeks.
Normalmente pode-se dar duas interpretações à palavra Nerd: 1) termo com conotações pejorativas aplicado a pessoas com inteligência geralmente maior que a média e com alguma dificuldade em se relacionar socialmente; 2) termo “elogioso” (no sentido de ser meio que ironizando o outro significado) para alguém bem interessado num assunto e que sabe o que é importante e não está nem aí pra rótulos e joguinhos de popularidade.
Segundo outra definição: “é aquele cara (ou garota) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de:  a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar”.
Um Nerd não é sempre alguém anti-social (embora muitos sejam), geralmente gosta de computadores (quer trabalhe com eles ou não), videogame e embora muitos tenham a “aparência padrão” de óculos e tal, o visual pode ser moderno, retrô, desleixado, todo de preto, arrumadinho demais… tanto faz, tem vários tipos. Não tem um rótulo que dê pra englobar todos. Mais em Fonte: Tecnologia Terra / Wikipédia / SouNerd

25 de Maio – Dia Nacional da Adoção

Em 1996, durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, que ocorreu nos dia 24 e 25 de maio, em Rio Claro- SP, foi eleito o dia 25 de maio como o “Dia Nacional da Adoção”. Seis anos depois, nasceu oficialmente o Dia Nacional da Adoção, através da aprovação da Lei número 10.447 de  9 de maio de 2002.
A partir desta data, todos os anos as Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em diversos estados do Brasil, realizam atividades comemorativas, que também visam despertar o olhar da sociedade sobre a adoção e o direito de crianças e adolescente à convivência familiar e comunitária.
A busca por um lar e por convivência familiar é um drama que faz parte da vida de milhares de crianças e adolescentes em todo Brasil. Diante disso, a alternativa mais segura para reinserir esses meninos e meninas no seio de uma família, possibilitando que eles se sintam seguros e sejam tratados com carinho e respeito é a adoção. A adoção é um procedimento legal que consiste em transferir todos os direitos e deveres de pais biológicos para uma família substituta, conferindo às crianças e adolescentes adotados todos os direitos e deveres de filhos. Porém, essa possibilidade só deve ser cogitada a partir do momento em que forem esgotadas todas as tentativas para manter o menino ou menina em convívio com a família original. Mais em Fonte: Grupo Renascer / Direitos da Criança

Nenhum comentário:

Postar um comentário