> TABOCAS NOTICIAS : 29 DE MAIO

terça-feira, 29 de maio de 2012

29 DE MAIO


Estatística é uma palavra de origem grega – statízo – que significa ‘estabelecer´, ‘verificar´. "Presentemente, usamos a palavra com os seus dois sentidos originais. No sentido de ‘estabelecer´, a Estatística cuida do levantamento de dados, sua posterior organização e sistematização. No sentido de ‘verificar´, a Estatística testa hipóteses, faz projeções, estima quantidades que não podem ser mensuradas diretamente, seja na natureza seja no mundo social do qual fazemos parte.

História da estatística

Indícios apontam que 3000 anos a.C. já eram feitos censos na Babilônia, China e Egito. Usualmente, estas informações eram utilizadas para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. O Imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano.

Após a Idade Média, os governantes na Europa Ocidental, preocupados com o avanço de doenças endêmicas que poderiam devastar populações e também acreditando que o tamanho da população poderia afetar o poderio militar e político de uma nação, começaram a obter e armazenar informações sobre os batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII, quando as aspirações mercantilistas levaram as nações a buscarem o poder econômico como forma de poder político, informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos, começaram a serem coletadas pelos governantes. Também foi nessa época que a Estatística passou a ser considerada disciplina autônoma, tendo como objetivo básico a descrição dos bens do Estado. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/aniversario-do-ibge-29-de-maio-dia-do.html

DIA DO GEÓGRAFO - 29 DE MAIO

A superfície da Terra é a camada do planeta de contato e inter-relacionamento entre a atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera. Esta camada permite, através de seu equilíbrio natural, o surgimento de minerais, água, solos diferentes, vida animal, vida vegetal e uma série quase infinita de outros acontecimentos que tendem a mudar com o tempo. É de essencial importância para a Geografia o estudo destes fenômenos no espaço, no tempo, seu inter-relacionamento e agrupamento em padrões e funções.

A palavra Geografia é resultante da junção dos radicais gregos "geo" e "graphos", significando respectivamente Terra e escrever. Geografia é, portanto, o estudo científico da superfície da Terra, com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre.

História da Geografia

A Geografia é considerada por muitos autores uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, inicialmente, foi chamada de história natural ou filosofia natural. Ela percorreu um grande e rico caminho até se tornar uma especialidade. No Brasil, por exemplo, a Geografia só começou a ser lecionada oficialmente em Instituições de Ensino Superior após a Revolução de 30, com a criação de Cursos Superiores de Geografia e História, nas Faculdades de Filosofia, e nos Cursos de Administração e Finanças.

O estudo da superfície da Terra surgiu na Grécia antiga e, tempos depois, ficou esquecido, ressurgindo após séculos com o Renascimento e os grandes exploradores dos séculos XIV e XV. Grande parte do mundo ocidental conhecido era dominada pelos gregos, em especial o leste do Mediterrâneo. Sempre interessados em descobrir novos territórios de domínio e atuação comercial, era fundamental que conhecessem o ambiente físico e os fenômenos naturais. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-geografo-29-de-maio-historia-da.html

A Assembleia Geral da ONU designou 29 de maio Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas, a fim de prestar homenagem a todos os homens e mulheres que serviram e servem ainda nas operações de manutenção da paz, pelo seu elevado grau de profissionalismo, de dedicação e de coragem, e de honrar a memória daqueles que perderam a vida ao serviço da paz (resolução 57/129 de 11 de dezembro de 2002). A Assembleia convidou todos os Estados Membros, os organismos das Nações Unidas, as organizações não governamentais e os indivíduos a celebrarem o dia de forma condigna.
By resolution 57/129 of 11 December 2002, the General Assembly designated 29 May as the International Day of United Nations Peacekeepers, to pay tribute to all the men and women who have served and continue to serve in United Nations peacekeeping operations for their high level of professionalism, dedication and courage, and to honour the memory of those who have lost their lives in the cause of peace.
The Assembly invited all Member States, organizations of the United Nations system, non-governmental organizations and individuals to observe the Day in an appropriate manner.
The Nobel Peace Prize was awarded to the United Nations Peace-keeping Forces in 1988. Fonte: Celebremos a Paz / UN

Nenhum comentário:

Postar um comentário