> TABOCAS NOTICIAS : Azul e Trip oficializam fusão e se consolidam como 3ª maior aérea do país

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Azul e Trip oficializam fusão e se consolidam como 3ª maior aérea do país

Do UOL, em Economia
As companhias aéreas Azul e Trip anunciaram, na tarde desta segunda-feira (28), a fusão das duas empresas. Segundo comunicado, será criada uma nova holding, que terá David Neeleman, fundador da Azul, como presidente do Conselho de Administração. As duas empresas estimam uma receita anual combinada superior a R$ 4 bilhões e uma frota de até 120 aviões ao final de 2012.
A nova companhia será a terceira no mercado de aviação doméstica. A liderança segue sendo disputada entre TAM (TAMM4) e o grupo Gol (GOLL4), que tenta ver aprovada a compra da Webjet. A quarta posição fica com a Avianca, que em abril teve 4,98% do mercado doméstico.
Nesta manhã, o mercado já especulava sobre uma possível fusão entre as duas empresas, que teria cerca de 15% do mercado brasileiro. 
A Azul terminou o mês de abril com uma participação de mercado no Brasil de 9,94%, enquanto a Trip registrou fatia de 4,29% no mesmo período, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil. 
Os sócios da Azul --que incluem o empresário David Neelemann, fundador da empresa, e os fundos de investimento Gávea e TPG-- terão dois terços da nova companhia, segundo o presidente do Conselho da Trip. 
A união das empresas, que possuem frotas de jatos Embraer (EMBR3) e turboélices da ATR, ocorre depois que a TAM assinou, em março do ano passado, uma carta de intenções para comprar 31% de participação na Trip --acordo que não se concretizou. 
A Trip, fundada em 1998, tem entre seus acionistas a companhia aérea norte-americana SkyWest (com 20% da aérea brasileira), e os grupos rodoviários Caprioli e Águia Branca.  (Com informações da Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário