> TABOCAS NOTICIAS : Bob Marley: Verdades e mentiras sobre o Mito

sábado, 5 de maio de 2012

Bob Marley: Verdades e mentiras sobre o Mito

O diretor Kevin MacDonald, de 44 anos, produz tanto documentários (caso de One day in september e Touching the void) como filmes de ficção (O último rei da Escócia). No seu mais recente filme, o diretor enfoca o astro do reggae jamaicano Bob Marley. O longa está em exibição em número limitado de cinemas nos EUA, mas deverá se expandir pelo país nas próximas semanas.
Nascido em 1945, em Nine Mile, interior da Jamaica, Marley passou seus anos de formação nos guetos de Kingston, onde se voltou para a música. Suas raízes no ska dos primórdios evoluíram para o reggae quando Marley se tornou rastafári. Com hits como No woman, no cry, ele acabou se tornando astro internacional. Morreu em 1981, em decorrência de um melanoma. A música de Marley e sua mensagem de paz estão no novo documentário de MacDonald.
O diretor conta que, durante a realização do filme, percebeu que a concepção errada sobre Marley “começa com a ideia de que ele era apenas um cara caribenho preguiçoso e maconheiro, que não queria fazer muita coisa”. E afirma: “Ele é compulsivo, ambicioso, trabalhador e disciplinado. Acho que isso será surpresa para muitas pessoas”. MacDonald lembra que a independência jamaicana, em 1962, coincide com a formação do The Wailers (banda de Bob Marley) e eles correm em paralelo, “o The Wailers e a história da Jamaica, eles são porta-vozes,” afirma, completando: “Obviamente, a música de Bob nos anos 1970 está intrincada com a situação política e com a posição da Jamaica como tipo de estado de representação na guerra fria”.
Sobre a tentativa de assassinato do músico, o diretor diz: “Se você ouvir duas pessoas quaisquer na Jamaica, elas lhe darão duas teorias da conspiração diferentes sobre quem atirou em Bob Marley. Havia um arquivo da CIA sobre ele, mas havia um arquivo da CIA para todo mundo. Tenho certeza de que a CIA esteve envolvida ao trazer armas para o país, por exemplo. Mas não acredito que haja qualquer evidência sugerindo que o Bob em si fosse alvo da CIA”. do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário