> TABOCAS NOTICIAS : Brasileirão por pontos corridos chega à 10ª edição

sábado, 19 de maio de 2012

Brasileirão por pontos corridos chega à 10ª edição

Mobile - TR - Leandro Damião (Internacional), Deco (Fluminense), Loco Abreu  (Botafogo), Neymar (Santos) e Guilherme (Atlético-MG)
O Campeonato Brasileiro 2012 começa neste sábado. E não se trata de um campeonato qualquer. Primeiro pelos astros que lutam pela taça. Neymar, Ganso, Leandro Damião, Oscar, Lucas, Emerson, Vagner Love, Fred, Deco... Todos brigarão pelo direito de erguer o troféu da décima edição do Brasileiro por pontos corridos. Este sim, um fato inédito na principal competição do futebol cinco vezes campeão mundial.
Nunca, na história do Campeonato Brasileiro, que existe tal qual conhecemos desde 1971, uma fórmula havia sido repetida. Isso até 2003, quando os pontos corridos passaram a ser adotados. Naquele ano, muito se debateu sobre o assunto. Desconfiança de sobra. Faltaria interesse? Haveria emoção? O público aceitaria? Este ano, quando teremos a edição de número 10 no mesmo sistema, a fórmula parece consolidada entre os boleiros tupiniquins.

Emoção não tem faltado, visto que o campeão tem sido conhecido somente nas últimas rodadas - foi assim em 2008, 2009, 2010 e 2011. Além disso, há a luta contra o rebaixamento, que mobiliza torcidas Brasil afora e torna reações míticas, como a do Fluminense em 2009, quando, de time dado como rebaixado, ressurgiu das cinzas, permaneceu na Série A e de quebra levantou o caneco no ano seguinte.
Na discussão sobre qual foi o melhor time da era dos pontos corridos, algumas divergências surgem, mas dois merecem reverência. Um deles o Cruzeiro, campeão em 2003, primeiro ano desse sistema.
- Para mim, o melhor campeão foi o Cruzeiro, de 2003. Mas é evidente que o São Paulo, tricampeão com o Muricy, também era muito bom - afirmou Mauro Beting.
Em 2004, o Santos de Robinho fez história. Assim como o Cruzeiro de 2003, dirigido por Luxemburgo.
- Acho o melhor de todos o Santos de 2004. Robinho jogou muito e o time inteiro também - disse Roberto Assaf.
E este ano, quem leva?
Leia mais no LANCENET! http://www.lancenet.com.br/minuto/Brasileirao-corridos-chega-decima-edicao_0_702529987.html#ixzz1vJeJ5WFo

Nenhum comentário:

Postar um comentário