> TABOCAS NOTICIAS : CARAVELAS-BA: Homem que decepou as duas pernas da própria esposa foi preso

terça-feira, 22 de maio de 2012

CARAVELAS-BA: Homem que decepou as duas pernas da própria esposa foi preso

Nove dias após assumir o comando das investigações do crime que chocou toda região, quando Antonio Conceição Silva o “Tonho Bernadão”, de 53 anos, de posse de uma foice, acabou por amputar as duas pernas da própria esposa Maria Aparecida Bertoso a “Cidinha”, de 38 anos, fato ocorrido em 17 de março deste ano, na comunidade do Portelinha em Caravelas.
A delegada chefe da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) Kátia Cielber Guimarães e seu chefe do serviço de investigação Wellington “Águia”, conseguiram após um dia inteiro de negociação, no sábado, 19 de maio, que o acusado se apresentasse espontaneamente, depois de algumas garantias que foram oferecidas aos familiares que fizeram algumas exigências para que o acusado pudesse se apresentar.
Entre as exigências para que Antonio Conceição o “Tonho Bernadão”, se apresentasse, estava de que o acusado não fosse apresentado à imprensa e que fosse levado direto para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas.
Vítima Maria Aparecida Bertoso a “Cidinha”
Depois de coordenar pessoalmente as investigações, a delegada Kátia Guimarães, acabou por conseguir junto ao coronel Bartolomeu Calheiros, uma vaga para o acusado no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, com isso a família apresentou o acusado, que inclusive elogiou a delegada pela forma como coordenou as negociações e também todo o processo de investigação.
Ao ser apresentado a delegada Kátia Guimarães, Antonio Conceição Silva o “Tonho Bernadão”, foi levado diretamente para o Conjunto Penal no início da noite de sábado 19 de maio, após apresentar o acusado no Conjunto Penal, a delegada aproveitou para conceder entrevista coletiva aos diversos órgãos de imprensa na sede da DEAM, quando falou de toda negociação e agradeceu o papel da imprensa, que foi muito importante para que o acusado se apresentasse.


Na terça-feira 15 de maio, a delegada Kátia Guimarães, em parceria com a DTE, por pouco quase conseguiram capturar o acusado, mas, avisado pelos cães da presença de pessoas estanhas no local, o acusado acabou por conseguir fugir.

Depois desta tentativa que acabou não dando certo, a delegada concedeu entrevista aos principais meios de comunicação da região e divulgou a foto do acusado, falando da importância de que o acusado pudesse se apresentar acuado e sem ter para onde ir, a família do acusado acabou por lhe convencer a se entregar.
Uma das coisas mais triste de todo o processo de investigação envolvendo este caso foi a participação do delegado titular de Caravelas, Robson Marroci, que ficou a frente do caso desde o dia 17 de março, até o dia 10 de maio e se quer ouviu a vítima que teve as duas pernas amputadas.
Diante da omissão por parte do delegado e diante da proporção que o caso acabou tomando, o Departamento de Polícia do Interior, acabou por determinar que o caso fosse encaminhado a DEAM de Teixeira de Freitas, que em nove dias conseguiu colocar o acusado atrás das grades.
Outros crimes cometidos pelo acusado
Em 22 de junho de 2000, “Tonho Bernadão”, matou e jogou dentro de uma cisterna Manoel Bernardo do Espírito Santo, conforme o inquérito policial 024/2000, crime ocorrido no Sítio Espírito Santo em Alcobaça.
Em 23 de fevereiro deste ano, ele teria ferido a panadas de facão Vanuza da Silva Ferreira, que por incrível que pareça é vizinha de Maria Aparecida a “Cidinha”, crime pelo qual ele também não foi punido e ficou livre para que em 17 de março, pudesse amputar as duas pernas de “Cidinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário