> TABOCAS NOTICIAS : CARAVELAS-BA: Moradores protestam contra a empresa Suzano

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CARAVELAS-BA: Moradores protestam contra a empresa Suzano

Que a Suzano Papel e Celulose vêm causando enormes impactos ambientais em nossa região ninguém tem dúvidas. Não bastassem todos os problemas relacionados ao meio ambiente, tais como degradação e exaustão do solo, contaminação de mananciais, rebaixamento de lençóis freáticos, entre outros, a comunidade de Espora Gato, distrito de Caravelas, vem sofrendo muito com os problemas sociais causados pela Suzano. Populares reclamam do desemprego, da falta de oportunidade de trabalho e das dificuldades quem vem encontrando para alimentarem seus filhos, uma vez que a única fonte de renda e trabalho na comunidade era a produção de carvão vegetal com os fachos de eucaliptos que sobravam das colheitas da Suzano.
“Desde que a Suzano derrubou nossos fornos de fabricar carvão a população está indo embora da região por não ter mais o que fazer, por estar passando fome.” diz um morador de Espora Gato.
A população denuncia ainda a truculência e a violência com que a CIPE Mata Atlântica vem tratando os moradores em defesa dos interesses da Suzano. Tentando chamar a atenção da Empresa para o problema e também dos órgãos públicos, moradores promoveram um protesto na manhã desta terça-feira, 08 de maio, fechando uma das estradas que dá acesso ao distrito.

A estrada ficou fechada por algumas horas até a chegada da CIPE, antiga (CAEMA). Em mais um episódio de truculência, moradores foram literalmente espancados por policiais da CIPE que deveriam proteger o cidadão de bem, no entanto, defendem os interesses de uma empresa privada, que só tem causado prejuízos em nossa região. É a fome, o desemprego e a falta de oportunidades em detrimentos de lucros exorbitantes promovidos pela Suzano. A comunidade que vive uma verdadeira penúria, só pede a intervenção da empresa e do poder público no sentido de promover ações de desenvolvimento sócio econômico na região.
Por: Edvaldo Alves/Liberdadenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário