> TABOCAS NOTICIAS : Caso Demóstenes: Conselho não pedirá cassação

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Caso Demóstenes: Conselho não pedirá cassação

Senador afirma que Demóstenes mentiu ao negar relação com bicheiro | Foto: Divulgação
Senador afirma que Demóstenes mentiu ao negar relação com bicheiro | Foto: DivulgaçãoO senador Humberto Costa (PT-PE), relator no Conselho de Ética do caso que envolve o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), entrega nesta quinta-feira o parecer preliminar que vai decidir se o órgão abre processo contra o parlamentar por elo com o bicheiro Carlos Cachoeira, preso desde fevereiro, acusado de comandar jogo ilegal.Ao analisar o caso, Costa vê indícios de quebra de decoro, mas ainda não pedirá cassação de Demóstenes. Com o parecer de Costa em mãos, os senadores do colegiado terão uma semana para analisar as considerações do relator e decidir no dia 8 se abrem ou não processo contra Demóstenes.
Em defesa de Demóstenes, o advogado pediu o arquivamento do processo e disse que identificou manipulações nas gravações telefônicas feitas pela Polícia Federal que indicam elo do senador com o bicheiro. Na quarta-feira, a CPI do Cachoeira decidiu ouvir o senador, acusado de colocar o mandato a serviço do bicheiro, no dia 31.
O presidente da CPI, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) um CD com os 40 volumes do inquérito aberto para investigar o envolvimento de Demóstenes com o esquema.
O inquérito entregue pela Procuradoria Geral da República, sob comando do procurador Roberto Gurgel, classifica os “vínculos que unem” o senador e o bicheiro como relações que “extrapolam em muito os limites éticos exigíveis na atuação parlamentar, adentrando a seara penal”.
A afirmação do documento, baseada em conversas telefônicas gravadas pela Polícia Federal, serve de base para a Procuradoria solicitar ao STF que o senador seja enquadrado nos artigos 317 (corrupção passiva) e 319 (prevaricação) do Código Penal.
“As tratativas entre eles (Demóstenes e Cachoeira) envolveram os mais variados assuntos e, em todos, há a atuação decisiva do senador Demóstenes Torres em prol dos interesses econômicos de Carlos Cachoeira”, diz o inquérito. As informações são do IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário