> TABOCAS NOTICIAS : Estudo: Apenas 20% das mulheres descobrem câncer de mama no início

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Estudo: Apenas 20% das mulheres descobrem câncer de mama no início

Nem todas as brasileiras têm acesso a um diagnóstico precoce do câncer de mama. Um estudo revelou que a doença aparece quase sempre associada à dificuldade de conseguir tratamento.
Além de demorar pra descobrir o câncer de mama, muitas brasileiras sofrem com a espera para começar o tratamento, que pode chegar a seis meses e até um ano. É uma demora muito grande para quem corre contra o tempo.
A pedagoga Mônia Evangelhista conseguiu vencer um câncer na mama diagnosticado três anos atrás, quando tinha 29 anos. Ela é uma brasileira que tem o privilégio de contar com um convênio médico particular para tratar da saúde. Mesmo assim, enfrentou problemas com o médico do convênio.
“Na época, eu confiei e acreditei no médico. Ele falou que não tinha necessidade de operar rápido, que isso demorava muito para evoluir e que não tinha perigo. Não podia ter demorado tanto. O nódulo tinha 1,5 cm na mamografia e, quando eu operei, ele já estava em 5 cm. Ele evoluiu muito rápido”, lembra a pedagoga.
O caso de Mônia certamente seria pior se ela não tivesse convênio e precisasse ser atendida pela rede pública de saúde. Na questão do câncer de mama, a literatura médica é quase uma ficção, quando se pensa no Sistema Público de Saúde (SUS).
A recomendação médica é que depois da biópsia seja feita, no máximo em três meses, a cirurgia e que, depois da cirurgia, o tratamento comece imediatamente. Leia mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário