> TABOCAS NOTICIAS : Governo mudará rendimento da poupança com Selic menor que 8,5%

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Governo mudará rendimento da poupança com Selic menor que 8,5%

A remuneração da caderneta de poupança será alterada toda vez que a taxa básica de juros do país (Selic) estiver abaixo de 8,5% ao ano, segundo o esboço de uma medida provisória vista pela Reuters, que deve ser apresentada pela presidente Dilma Rousseff a líderes aliados nesta quinta-feira (3). Hoje, a Selic está em 9% ao ano.
Segundo o documento, quando a Selic estiver abaixo de 8,5%, a poupança será remunerada pela Taxa Referencial (TR) mais 70% da Selic. Quando a taxa básica estiver igual ou acima deste patamar, a regra atual de remuneração da aplicação --de TR mais 0,5% ao mês-- será mantida. 
A medida provisória (MP), que pode passar por pequenos ajustes depois das reuniões desta tarde, prevê ainda que os depósitos feitos até sua entrada em vigor manterão a atual fórmula de remuneração. Atualmente, segundo dados do Banco Central, a poupança tem saldo de pouco mais de R$ 430 bilhões. 

Como fica a poupança antes e depois da medida provisória

A medida provisória prevê que os bancos terão de apresentar aos clientes saldos diferenciados, demonstrando qual a remuneração do saldo anterior à MP daqueles depósitos feitos após a vigência das novas regras. 
O documento também prevê que os saques feitos pelos poupadores incidirão inicialmente sobre os depósitos feitos após a publicação da MP. Assim, os saldos antigos serão acessados apenas depois que os valores depositados após a MP se esgotarem. 

65% dos recursos da poupança são para crédito imobiliário

A MP não traz mudanças sobre o direcionamento obrigatórios dos recursos da poupança. Por lei, os bancos são obrigados a destinar 65% dos depósitos de poupança para crédito imobiliário.
Quando se tratar de poupança rural --que tem a mesma remuneração da tradicional, mas os recursos devem ser usados para financiamento agrícola--, o percentual é de 68%.

Mudança abre caminho para maior queda da Selic

A opção do governo em criar um redutor para a remuneração da poupança atrelado à Selic abre caminho para o BC manter a política de afrouxamento monetário.
Na semana passada, o BC indicou que deverá continuar reduzindo a taxa básica de juros, mas com "parcimônia".

Juros baixos tornam poupança mais atrativa

Dentro da equipe econômica há avaliações de que o recuo da Selic para abaixo de 8,75% ao ano --menor nível já alcançado pela taxa-- poderia estimular uma forte migração de outros investimentos para a poupança, cuja remuneração atual ficaria mais atrativa.
Se houver essa migração para a caderneta, o governo poderia ter problemas até para se financiar, porque parte dos seus títulos públicos é remunerada pela Selic. 
A MP prevê também que o Banco Central solicite informações recorrentemente aos bancos para verificar se os procedimentos das novas regras estão sendo adotados na evolução dos saldos dos poupadores.
Jeferson Ribeiro e Tiago Pariz -do UOL Economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário