> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Abertura dos Jogos Inter-escolares mobiliza população

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Abertura dos Jogos Inter-escolares mobiliza população

Cerca de 1,2 mil alunos de 27 Escolas da Rede Municipal de Ensino e da Legião da Boa Vontade (LBV) participaram da abertura oficial da VI edição dos Jogos Inter-Escolares Grapiúnas (JIG), na sexta-feira (11), com um desfile pela Avenida do Cinquentenário. O evento foi apresentado pela primeira vez no centro da cidade, com o propósito de difundir a importância da prática do esporte como meio de integração social.
A abertura contou com a participação especial da fanfarra do Instituto Municipal de Ensino Aziz Maron (Imeam) e das alunas do Grupo de Ginástica Rítmica de Itabuna (Grimi), que no ano passado conquistou o título de campeão Norte-Nordeste. Acompanhados por música e coreografias, diretores, professores de Educação Física e a equipe da Secretaria de Educação (SEC) prestigiaram o desfile.
Deacordo com o secretário de Educação, Gustavo Lisboa, a abertura foi uma oportunidade para apresentar à sociedade o trabalho realizado pela SEC, “no sentido de promover o esporte e ampliar a participação dos alunos no projeto, que visa à integração e à sociabilidade”.
Entre as escolas participantes, a Ana Francisca Messias, do bairro Ferradas, será representada por 30 alunos do Ciclo da Pré-Adolescência (CPA 1, 2 e 3) para a disputa nas modalidades de bandeirinha, futsal e baleado. A diretora Gilmara Cardoso salienta que o projeto estimula disciplina e aprendizado. “Esse projeto é transformador na vida dos alunos, pois eles se sentem muito valorizados”, acredita Gilmara.
Iniciado em 2007, o evento esportivo atrai um número cada vez maior de alunos. Para este ano, estão inscritos 2 mil estudantes, que disputarão provas nas modalidades bandeirinha (misto), cabo de guerra (masculino e feminino), pula corda (misto 3/3), futsal (masculino), baleado (feminino). De acordo com o assessor técnico-pedagógico de desporto e lazer escolar, Ewerton Bonfim de Souza, as disputas serão realizadas nos próximos dias 15 e 17, na Vila Olímpica; 22, 24, 29, 30 e 31, no Colégio Ciso; e no dia 5 de junho, na Vila Olímpica.
Investimento
Lisboa revelou que a Prefeitura está investindo na melhoria da infraestrutura e construção de quadras esportivas, na Escola Municipal Bispo Dom Ceslau Stanula, no Pedro Jerônimo, na Escola Lourival Oliveira Soares, no bairro Ferradas e no Grupo Escolar Ubaldo Dantas, no bairro Califórnia. Estão previstas ainda a reforma em várias quadras escolares, inclusive para a quadra coberta do Imeam, que deverá ser licitada nesta semana. Texto: Viviane Cabral / Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário