> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Caminhada mobilizou moradores contra a exploração de menores

terça-feira, 22 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Caminhada mobilizou moradores contra a exploração de menores

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Sexual contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu ato público no centro da cidade. Uma caminhada, na qual foram distribuídos panfletos sobre o tema, mobilizou a Avenida do Cinquentenário, numa ação que atraiu representantes da sociedade civil. O movimento busca incentivar a população a denunciar os agressores de menores.
De acordo com o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Edson Braz Nascimento, que também integra a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no ano de 2010 foram registrados 35 mil casos de abuso ou exploração em todo o Brasil, enquanto em 2011 o número aumentou para 85 mil.
Por conta desse crescimento, o coordenador acredita que a melhor alternativa seja mobilizar e estimular a população a perder o medo de denunciar os agressores. “As pessoas devem ficar atentas às mudanças de comportamento das crianças que foram abusadas, podendo procurar o Creas, onde elas terão total apoio”, afirma Nascimento.
O Creas realiza atendimentos individuais e em grupo, além de promover oficinas, palestras e campanhas de conscientização durante todo o ano. O secretário de Assistência Social, Akles Dantas Silva, disse que a iniciativa do Creas contribui para “conscientizar a sociedade de que é necessário estar alerta e proteger as crianças e adolescentes que são vítimas da violência sexual”. Texto: Viviane Cabral / Foto: Vinicius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário