> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Escolas Municipais elegem conselhos escolares

terça-feira, 15 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Escolas Municipais elegem conselhos escolares

Uma escola onde a gestão seja resultado da participação ativa e democrática de alunos, professores, pais e funcionários. Esse é o principal resultado assegurado pela atuação do Conselho Escolar que, na Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna, vem ganhando uma importância singular na gestão de 111 escolas.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Educação, por meio do Departamento de Acompanhamento da Gestão e Assessoria aos Conselhos Escolares, promove nesta quinta-feira (17), a eleição direta para a composição dos conselhos escolares.
O pleito acontece em 111 unidades de ensino, sendo 78  urbanas e 33 do campo, no horário   das 8 as 17 horas. Nas escolas que atuam no segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o horário da votação se estenderá até às 21 horas.
Poderão participar da votação alunos, professores, pais e funcionários, os quais elegem seus próprios pares, titulares e suplentes, através de voto direto, para o biênio 2012 a 2014.  
Segundo explicou a professora Sandra Maria Leal Damasceno, diretora do Departamento de Acompanhamento da Gestão, o Conselho Escolar é um órgão interno de cada unidade de ensino, cujo objetivo é fortalecer e assegurar à escola o exercício da democracia colegiada, exercendo funções consultivas, deliberativas, avaliativas, fiscalizadoras e mobilizadoras.
“Um Conselho atuante garante uma gestão participativa, pois objetiva orientar e deliberar acerca de todas as ações da Escola, desde os aspectos financeiros, bem como os de ordem administrativa e pedagógica, atuando de fato e de direito para melhoria da qualidade da educação”, frisou Sandra. A professora ressalta ainda que a eleição é o momento de consolidação dos conselhos, onde todos os segmentos devem participar.Texto: Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário