> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Estudantes de gestão ambiental discutem destinação do lixo

terça-feira, 15 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Estudantes de gestão ambiental discutem destinação do lixo

Numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e o Curso Amigos do Brasil, cerca de 300 alunos do curso de gestão ambiental ministrado através da FTC estiveram visitando no último sábado (12), o aterro controlado de Itabuna, que ocupa uma área de 11 hectares e recebe diariamente mais de 200 toneladas de lixo. Hoje, na cidade, apenas o lixo hospitalar é incinerado e há a coleta média de 1,2 quilo de lixo por habitante.
Segundo o professor Márcio Abreu do Bom Conselho, que é especialista em gestão ambiental, a idéia é discutir de forma ampla a questão da destinação dos resíduos sólidos e colher sugestões para implantação do aterro sanitário definitivo: “A idéia do trabalho de campo é avaliar propostas dos alunos e colher sugestões como a de implantação do sistema de coleta seletiva ou para corrigir as possíveis distorções existentes”.
Ele explica que Itabuna tem hoje a incineração diária de 2,1 toneladas de lixo hospitalar, mas são destinadas para o aterro controlado 165,1 toneladas de lixo domiciliar, além de 28 toneladas coletadas através da varrição manual, 43,2 toneladas de entulho, 3,8 toneladas de poda, capina e roçagem, 4,9 toneladas de frutas, verduras e material recolhido das feiras livres,  19,8 toneladas de resíduos industriais e mais 6,5 toneladas de serviços de limpeza de bocas de lobo e outros materiais.
Um outro objetivo da visita para o professor era o de apontar as alternativas para a operacionalização no médio prazo do aterro sanitário, uma questão que, deve necessariamente, envolver os diversos segmentos da sociedade civil organizada.
O Curso Amigos do Brasil inclui além da gestão ambiental, cursos de recursos humanos, segurança do trabalho e  inglês para negócios, com 10 meses de duração e direcionado para a formação de profissionais de nível técnico. Texto : Kleber Torres Foto : Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário