> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Vigilância à Saúde prioriza ações contra a dengue

quarta-feira, 9 de maio de 2012

ITABUNA-BA: Vigilância à Saúde prioriza ações contra a dengue

O Departamento de Vigilância à Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde de Itabuna mantém uma ação intensa para reduzir o número de focos do mosquito causador da dengue no município.
O combate ao vetor mobiliza 240 Agentes de Combate a Endemias, em um trabalho que também inclui ações de educação para que a comunidade também colabore, evitando deixar água parada em recipientes, caixas d’água sem tampa, plantas, garrafas e outros objetos, utilizados pelo mosquito para se reproduzir. De acordo com os dados da Vigilância, cerca de 90% dos focos de Aedes aegypti em Itabuna se encontram no interior de imóveis particulares.
O diretor do Departamento de Vigilância à Saúde, Antônio Florentino, explica que existem em Itabuna 109.398 imóveis cadastrados na zona urbana e outros 1.006 imóveis cadastrados na zona rural. Foram efetivadas este ano 1270ações de bloqueio em imóveis com registro de focos, sendo feita a pulverização com bomba costal num raio de 30 metros.
Ainda como parte das ações do combate vetorial à dengue, foram realizadas aplicações com o fumacê em dez bairros e a pulverização com bomba costal em 100% dos imóveis nos bairros Novo Horizonte e Corbiniano Freire, que apresentavam índices elevados de infestação predial.
A Vigilância à Saúde contabiliza ainda 454ações de tratamento e pulverização perifocal em pontos estratégicos, com 82 imóveis positivos para o mosquito Aedes aegypti. Foram ainda recolhidos 23.765 pneus, que estão tendo destinação adequada em um trabalho de parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos. (Anip). Texto : Kleber Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário