> TABOCAS NOTICIAS : Lula diz que faltam líderes no mundo

sábado, 26 de maio de 2012

Lula diz que faltam líderes no mundo

Em um programa que irá ao ar em julho na TV portuguesa “RTP”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disparou críticas a líderes políticos e instituições, segundo a antecipação da entrevista, publicada quinta-feira pelo jornal português “O Público”. O ex-presidente reclamou da falta de líderes mundiais, afirmando “Obama pensa nos americanos, Merkel nos alemães, cada um no seu mandato. O mundo não está pensado de forma globalizada”. Sobre o Fundo Monetário Internacional, Lula disse que “O FMI é muito bom quando a crise é na Bolívia, mas quando a crise é nos Estados Unidos, o FMI não vale nada”.

Ao falar sobre seu mandato como presidente, Lula disse que vai agradecer a Deus “até o último dia” de sua vida. “Vivemos oito anos de grande intensidade”, acrescentou, destacando “uma política internacional como o Brasil jamais havia feito. Visitei 99 países, fazendo com que o Brasil ganhasse respeitabilidade como a sexta economia do mundo. Fizemos coisas extraordinárias." Ao mencionar que mais de 20 milhões de pessoas saíram da linha de miséria e 40 milhões entraram para a classe média, Lula deu sua visão de legado, acrescentando que “a presidente Dilma tem condições para fazer muito mais e melhor”, sugerindo, segundo “O Público”, que não concorrerá à reeleição.

Sobre sua saúde, que o obrigou a restringir o tempo da entrevista, Lula admitiu que foi um erro ter mantido o ritmo de trabalho depois que deixou a Presidência. “Quando deixei a Presidência, viajei para 36 países em oito meses.” E acrescentou: “a ociosidade é uma desgraça para o ser humano. Não consigo descansar três dias seguidos. Vou morrer fazendo trabalho com muita intensidade.” De O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário