> TABOCAS NOTICIAS : LUTO: Norueguês campeão mundial de natação morre após sofrer parada cardíaca

terça-feira, 1 de maio de 2012

LUTO: Norueguês campeão mundial de natação morre após sofrer parada cardíaca

Das agências internacionais Em Oslo (Noruega)
Campeão mundial de natação, Alexander Dale Oen morreu nesta segunda-feira. De acordo com a imprensa norueguesa, o atleta de 26 anos teve uma parada cardíaca.
Segundo a federação de natação da Noruega, Oen foi encontrado morto no chuveiro, após um treino em Flagstaff, no Arizona (Estados Unidos).
No incidente em questão, os companheiros do nadador ficaram preocupados com a demora do colega no chuveiro e decidiram arrombar a porta depois de tentativas frustradas de comunicação. Eles acharam o campeão com metade do corpo para fora da banheira.
O médico da delegação norueguesa foi rapidamente acionado, mas não conseguiu recuperar Oen no processo de ressuscitação padrão. O nadador foi pronunciado morto às 21h no horário local.
"É incrivelmente triste e trágico. Como médico, é uma experiência dolorosa não conseguir realizar a ressuscitação. Tudo foi feito no procedimento, tudo foi tentado", declarou o médico Ola Ronsen.
O norueguês sagrou-se campeão mundial nos 100 m peito em Xangai em 2011. Antes, Oen também havia brilhado na China: nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o atleta conquistou a medalha de prata na mesma prova.
Na última segunda-feira, em seu perfil no Twitter, o nadador havia escrito sobre sua expectativa de voltar para a terra natal: "Faltam dois dias na concentração em Flagstaff. Daí será o momento de voltar à cidade mais bonita da Noruega, Bergen".
O atleta era uma das maiores esperanças de medalha da Noruega nos Jogos Olímpicos deste ano em Londres, na Inglaterra.
CIELO LAMENTA MORTE DE CAMPEÃO NORUEGUÊS
A notícia da morte de Oen causou consternação na comunidade internacional da natação. No Brasil, o recordista mundial dos 100 m e 200 m livre Cesar Cielo se pronunciou através do Twitter a respeito da morte precoce do norueguês: "Noticia muito triste para a natação mundial. Alexander Dale Oen, todo nosso respeito e admiração pelo grande campeão que foi".
Outro brasileiro que se manifestou a respeito da tragédia foi Bruno Fratus, outro nome do país nas provas de velocidade do estilo livre. "Acordei chocado com a noticia, um dos maiores nadadores de todos os tempos, Alexander Dale Oen nos deixou ontem", escreveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário