> TABOCAS NOTICIAS : Ministério divulga que 5,6% da população brasileira têm diagnóstico de diabetes

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ministério divulga que 5,6% da população brasileira têm diagnóstico de diabetes

A pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Saúde, revelou que 5,6% da população adulta brasileira têm diagnóstico de diabetes. O número é menor que o do ano passado, quando 6,3% foram identificados com a doença.
A doença crônica não transmissível é responsável por 72% dos óbitos no Brasil. O sedentarismo, excesso de peso, alimentação inadequada e tabagismo são algumas das causas da doença.
O levantamento, divulgado anualmente pelo Ministério, traz um diagnóstico da saúde do brasileiro a partir de questionamentos sobre os hábitos da população, como tabagismo, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, alimentação e atividade física. A pesquisa coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal e contou com mais de 54 mil pessoas, entrevistadas em 2011.
A pesquisa revelou que a doença é mais comum na população mais velha, 21,6% das pessoas com mais de 65 anos apresenta o diagnóstico da doença. O índice na faixa de 55 a 64 anos é de 15,2% e diminui para 0,6% entre 18 e 24 anos.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou ainda que os diagnósticos da doença no Brasil são menores se comparados com outros países como Chile (6,3%), Argentina (9,6%) e Estados Unidos (8,7%). do UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário