> TABOCAS NOTICIAS : Ministro do STF garante que Ficha Limpa vai ser aplicada em 2012

sábado, 19 de maio de 2012

Ministro do STF garante que Ficha Limpa vai ser aplicada em 2012

Mesmo com a fragilidade na aplicação da Lei da Ficha Limpa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, garantiu que a legislação é constitucional e vai ser aplicada nas eleições municipais de 2012.
"A Lei da Ficha Limpa introduz um componente importante, que é a moralização da vida pública", disse.
O ministro, que participou nesta sexta-feira do 3º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, em Curitiba, voltou a defender a constitucionalidade da lei.
"Num primeiro momento (a Ficha Limpa) foi julgada pelo Supremo Tribunal Federal inconstitucional no que diz respeito à entrada em vigor no mesmo ano de sua edição. Quando foi examinado o mérito, o Supremo confirmou que a Lei da Ficha Limpa é inteiramente constitucional e se aplica às eleições municipais de 2012", disse.
No mesmo encontro, a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia Antunes Rocha, acredita que a dificuldade da Lei Ficha Limpa deve recair sobre os juízes.
"A lei terá plena aplicação nas eleições deste ano e compete ao juiz fazer com que seja plenamente eficaz jurídica e socialmente", afirma.
Ela também garantiu que a Justiça Eleitoral está preparada para o eventual aumento de julgamentos de inegibilidade.
"A Justiça Eleitoral brasileira é considerada uma das mais eficientes do mundo, porque consegue dar solução ao que lhe é demandado e desta vez não será diferente. O TSE e todos os TREs do país estão altamente qualificados para que a lei seja cumprida no próximo pleito, deixando evidente que todos os políticos devem cumpri-la exatamente como qualquer cidadão brasileiro", promete.
Juristas brasileiros reunidos no congresso, no entanto, criticam as inconsistências da legislação e temem pelas contradições ainda existentes:
"A retroatividade e as novas hipóteses de inegibilidade ainda não foram formatadas definitivamente. Com certeza a lei será um personagem nas eleições deste ano", disse o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral, Luis Fernando Pereira. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário